Os agentes podem ser externos: contratar consultores com expertise num determinado assunto para administrar as mudanças juntos com os funcionários. Ou os agentes podem ser internos: profissionais da própria empresa, que nesse caso assumem o papel de coordenar os processos que irão provocar as mudanças necessárias.
A mudança começa com a compreensão:Como Agentes de Mudança, os líderes de Recursos Humanos devem ter inteligência emocional (ser perceptivos, intuitivos e reflexivos), para antecipar o nível de resistência e formular uma estratégia.
Os agentes de mudança são aqueles indivíduos que atuam de forma a mudar uma cultura. Eles influenciam decisões para que todos se adaptem às mudanças e alcancem os resultados esperados.
Habilidades:
Alterar três valores de referência que usamos em nosso cotidiano, pode ser o primeiro passo para se tornar um agente de mudança. Nosso tão esperto cérebro cria alguns padrões, os famosos modelos mentais, que utilizam valores como referência para as decisões diárias que tomamos, fazendo com que poupemos energia e tempo.
Abaixo está uma explicação detalhada de cada nível, bem como os passos de ação que sua organização pode dar para passar ao próximo nível do modelo.
Alterar três valores de referência que usamos em nosso cotidiano, pode ser o primeiro passo para se tornar um agente de mudança. Nosso tão esperto cérebro cria alguns padrões, os famosos modelos mentais, que utilizam valores como referência para as decisões diárias que tomamos, fazendo com que poupemos energia e tempo.
Um profissional com perfil de consultor deve ser proativo. Isso significa ter iniciativa para buscar soluções, traçar metas e agir com independência. Estar atento às oportunidades e criar meios para alcançar os objetivos profissionais é uma característica bastante importante para o sucesso na carreira.
Essa é uma premissa da atuação do consultor empresarial. ... Portanto, embora o consultor não tenha controle direto da situação, ele não deve colocar-se como profissional que não tem responsabilidade pelos resultados da implementação do projeto idealizado, estruturado e desenvolvido sob sua responsabilidade.
E para identificar os agentes de mudança da sua empresa, você pode contar com a nova funcionalidade da ferramenta da Vaipe: Influenciadores. Mensalmente, os membros das equipes podem indicar quem atua de maneira diferenciada e inspira os demais, além de trocar feedbacks sobre suas ações. Essa identificação ajuda no Change Management.
Dessa forma, as corporações buscam modos de otimizar recursos e aumentar a eficiência de seus processos para acompanhar o ritmo ditado por um mercado globalizado, veloz e bastante exigente. Então, para que um negócio prospere nesse cenário, é essencial contar com agentes de mudança.
Afinal, um processo de mudança depende de pessoas e do comprometimento delas para ter sucesso. Uma empresa capaz de ter os agentes de mudança como aliados para interagir e envolver os demais profissionais com os objetivos da organização fortalece a sua cultura e aumenta o seu diferencial competitivo.
Nas empresas existem profissionais que são agentes de mudança e que participam ativamente dos processos. A postura desses profissionais faz toda a diferença. Mark Zuckerberg certa vez disse que “o maior risco é não correr nenhum risco. Em um mundo que muda rapidamente, a única estratégia que certamente falhará é não arriscar”.
O que é o delineamento metodológico de uma pesquisa?
Quanto tempo demora para cair no sistema o licenciamento?
Como tirar o Springtrap da sala?
É possível responsabilizar objetivamente pessoa jurídica que cometa crimes?
Porque colocar remédio embaixo da língua?
Quanto tempo deixar o matizador no cabelo amarelo?
Quais são as borboletas raras?
Para que serve o catalisador na massa?
Qual o melhor conversor de vídeo para áudio?
Como formatar corretamente um cartão de memória?
Quais são os livros do Antigo Testamento em ordem?
Onde fica a maior floresta de bambu do mundo?
O que significa a lua cheia no whatsapp?
Qual é a matéria prima da geleia?
Quanto rende fundo de investimento Nubank?
Qual filósofo fala sobre a verdade?