As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que.
- consecutivas: indicam uma conseqüência do fato referido na oração principal. As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc. Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.
As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem consequência. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: de modo que, de sorte que, sem que, de forma que, de jeito que, etc. Exemplos: O palestrante falou tão baixo, de forma que não conseguimos ouvir a apresentação.
Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.
São conjunções consecutivas aquelas que iniciam uma oração na qual é indicada a consequência do que foi declarado na oração anterior. Exemplos: Os fatos eram tão absurdos que tentou escapar da situação. O som estava tão alto que as paredes da sala tremiam.
36 curiosidades que você vai gostar
As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que. Exemplos: É feio que dói.
As orações subordinadas são aquelas que exercem uma função sintática em relação à oração principal. A gramática da língua portuguesa estabelece dois tipos de períodos – o período composto por coordenação e o período composto por subordinação.
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
Não há dúvida de que a segunda oração da frase apresenta uma estrutura sintática conforme a uma oração subordinada adverbial consecutiva; no entanto, o seu valor semântico é causal. A causa e a consequência estão intrinsecamente ligadas.
Qual é a promoção do Prezão da Claro?
O que precisa para mesa posta?
Como solicitar restituição de multa paga em duplicidade?
Qual a posição do bisel no ângulo da agulha ao administrar uma medicação via endovenosa?
Como montar uma pequena fábrica de sabonete?
Qual é a regra do arredondamento?
O que preciso para abrir uma cozinha industrial pequena?
Quais são os direitos de um prestador de serviços?
Como montar uma padaria do zero?
Como fazer uma dieta fácil e barata?
Como abrir oficina mecânica Sebrae?
Como são chamados os microorganismo?
Como montar uma pequena fábrica de paçoca?
Em que local eram pintadas as mais antigas figuras feitas pelo ser humano?
Como são chamados os grupos de elementos químicos da tabela?
Quais são os instrumentos utilizados na meteorologia?
Como fazer corte em planta baixa AutoCAD?
Como são chamados os habitantes de quilombos?
Como são chamados os animais que são capazes produzir calor internamente?