Como identificar oração subordinada consecutiva?

Pergunta de Vitória Maria Fonseca de Matias em 30-05-2022
(44 votos)

As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que.

Como identificar uma oração consecutiva?

- consecutivas: indicam uma conseqüência do fato referido na oração principal. As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc. Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.


Como identificar uma oração subordinada adverbial consecutiva?

As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem consequência. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: de modo que, de sorte que, sem que, de forma que, de jeito que, etc. Exemplos: O palestrante falou tão baixo, de forma que não conseguimos ouvir a apresentação.

Como identificar cada tipo de oração subordinada?

Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.

O que são conjunções consecutivas?

São conjunções consecutivas aquelas que iniciam uma oração na qual é indicada a consequência do que foi declarado na oração anterior. Exemplos: Os fatos eram tão absurdos que tentou escapar da situação. O som estava tão alto que as paredes da sala tremiam.

Oração Subordinada Adverbial Consecutiva


36 curiosidades que você vai gostar

O que é uma oração consecutiva?

As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que. Exemplos: É feio que dói.

Quais são os tipos de orações subordinadas?

As orações subordinadas são aquelas que exercem uma função sintática em relação à oração principal. A gramática da língua portuguesa estabelece dois tipos de períodos – o período composto por coordenação e o período composto por subordinação.

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

Qual a diferença entre oração subordinada adverbial causal e consecutiva?

Não há dúvida de que a segunda oração da frase apresenta uma estrutura sintática conforme a uma oração subordinada adverbial consecutiva; no entanto, o seu valor semântico é causal. A causa e a consequência estão intrinsecamente ligadas.



Outras questões

Quem inventou o conceito de energia?

Como fechar todas as abas do PC pelo teclado?

Qual o melhor horário para visitar a Serra do Rio do Rastro?

Quanto tempo leva para fazer efeito o Red Bull?

Qual foi o primeiro país a se tornar independente?

Quanto tempo demora transferencia bancaria paypal?

Qual é o limite do cartão do Mercado Pago?

Quando VDRL é positivo?

Quais são os fatores que influenciam o preço da energia elétrica?

Como saber qual o DNS que estou usando?

Como fazer pedido de ISBN?

Quanto posso levar em dinheiro para os estados unidos?

Como é aparelho Dentario estético?

Quais são os principais problemas do hardware?

Como ocorre o processo de fabricação mecânica por forjamento?

O que e oposição?

Quantas calorias tem 100g de macarrão alho e óleo?

O que é o twitter?

Qual o volume do som ambiente?

O que é rum?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com