Para diferenciar uma madeira da outra é preciso analisar sua “impressão digital”. A cor, o cheiro, a textura, a quantidade e a distribuição dos poros são alguns dos fatores que formam a identidade de cada uma. A análise pode ser feita a olho nu ou com auxílio de uma lente portátil de 10 vezes de aumento.
Conheça os tipos de madeira
Características da Massaranduba Essa madeira apresenta uma beleza que ressalta aos olhos. O seu cerne é de coloração marrom-avermelhada média. O material tende a escurecer com o passar no tempo. O alburno da madeira (parte próxima da casca) é de um amarelo pálido e nem sempre bem demarcado.
Se a madeira for originalmente escura, é sinal de que tem muita resina, e é preciso fazer a desidratação, pois ela pode manchar a pintura, formando, mais tarde, nódoas que enfeiam o trabalho final no móvel. As madeiras resinosas mais usadas na confecção de móveis são: sucupira, mogno e imbuia.
A madeira de lei é aquela que tem menos alburno e que é, portanto, mais pesada e forte. Uma espécie nobre pode sobreviver por centenas de anos. Quando falamos de cores, a madeira de lei tem tons marcantes que vai do bege-amarelado passando pelo amarelo, vermelho e marrom escuro, dependendo da espécie.
Pinus. Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável. Sua coloração é mais clara, com tonalidade que lembra o Marfim.
Enquanto o MDF é composto por fibras de madeira com resinas sintéticas, o MDP apresenta partículas de madeira em sua composição, apesar de ambos terem a mesma densidade. O MDP é mais barato que o MDF pois menos material é gasto em seu processo de produção.
O MDP é formado por partículas prensadas e o aglomerado por resíduos de madeira. Ao contrário do MDP, O MDF não é composto por camadas. Mais plano e liso, ele é a melhor opção para receber tinta, verniz e revestimentos de acabamento.
Métodos de identificar madeiras A identificação das madeiras, que se baseia nos caracteres anatômicos do lenho, dá-se sobre a amostra do tronco. Podemos observar o tronco de acordo com três tipos de corte: transversal, longitudinal e longitudinal radial. Constitui um método ideal de identificação para comércio e indústria.
Então descubra abaixo as principais características e usos da madeira ipê! Essa pode ser a melhor opção para quem procura um acabamento final impressionante. Além disso, o material é altamente resistente e também pode ser usado na estrutura pesada da sua obra. Não é à toa que essa madeira nobre do Brasil é muito procurada no exterior.
Dureza: refere-se a maior ou menor resistência que a madeira oferece ao ser cortada. A dureza das madeiras é bastante variável, indo desde as muito macias (balsa) as muito duras (aroeira). Densidade ou massa específica: é a relação entre o peso e o volume da madeira num mesmo teor de umidade.
Como o Danzou conseguiu os Sharingans?
Como entrar no app da Hotmart?
Tem que pagar para usar o Deezer?
Quais são os cursos técnicos do Cefet?
Como funciona o Combo Multi da net?
O que é o desafio dos 30 dias?
Como usar o Direct no Instagram?
O que quer dizer DM me no Instagram?
Quanto tempo dura o efeito do Baygon?
Como saber se estou com uma DST?
Como o crescimento populacional afeta o ambiente?
O que precisa para instalar fogão?
Qual o destino dos corpos cetônicos?
O que fazer em casos de convulsão febril?
Como saber se meu fogão e para gás encanado?
Como se chamam os três porquinhos?
Como transferir pro banco next?