Como identificar o gerúndio?

Pergunta de Nelson Francisco Carneiro Branco Tavares em 31-05-2022
(24 votos)

O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.

Quais são os Gerundios?

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.


O que é gerundismo e dê exemplos?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

Como identificar gerúndio particípio e infinitivo?

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Qual é o papel do gerúndio?

O gerúndio é uma das formas do verbo que serve para indicar uma ação em processo, com certa duração. Eventualmente esta ação pode ser simultânea a outra, acontecer num momento preciso, indicar repetição, intensidade, progressão.

GERÚNDIO: COMO USAR CORRETAMENTE - Profa. Pamba


35 curiosidades que você vai gostar

Quando usar o gerúndio?

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

Qual a diferença entre gerúndio e gerundismo?

Existem diferenças importantes entre o gerúndio e gerundismo: O gerúndio é uma forma nominal do verbo, enquanto o gerundismo é caracterizado pelo uso abusivo dessa forma.

O que é particípio e infinitivo?

O particípio, assim como o infinitivo e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. ... O infinitivo, por exemplo, pode ter função de substantivo; o gerúndio pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, enquanto o particípio pode valer por um adjetivo.

O que é verbo no infinitivo exemplos?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.



Outras questões

Como recuperar uma árvore frutífera?

Tem como recuperar fotos excluídas permanente do Google Fotos?

Como recuperar vídeo do reels?

Como tirar crosta de sujeira do banheiro?

Como recusar nota no Sefaz-sp?

Como hidratar as cutículas das unhas dos pés?

O que fazer quando a rosa está morrendo?

Como recuperar áudio de ligação no WhatsApp?

Como tirar o cursor Preto do Word?

Como restaurar vasos sanguíneos?

Como tirar cola de tecido de sofá?

Pode passar cola quente na parede?

Como recusar o recebimento de um produto?

Como tirar cutículas da unha da mão?

Porque a minha hera não cresce?

Tem como tirar cravo com agulha?

Como abrir e fechar persiana romana?

Como tirar contracheque do Exército pela internet?

Como acabar com as espinhas e cravos no rosto em 3 dias?

Como saber qual curso de graduação fazer?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com