Quando dizemos “eu poético” estamos nos referindo à voz que se expressa dentro do poema, ou seja, aquela voz responsável por nos transmitir sentimentos e emoções. O autor, por sua vez, é quem cria o poema.
Chico Buarque
Podemos concluir que o eu lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta (como fica claro na canção Folhetim, de Chico Buarque). O eu lírico é o recurso que possibilita a criatividade do autor.
07 – Qual a parte da Gramática que o eu poético não conhece? As figuras de gramática, ou seja, a Estilística, lhe são desconhecidas.
Para quem não tem intimidade com a área, uma explicação: o “eu poético”, num poema, é aquele que nele se pronuncia, também chamado de “eu lírico”. Porque eu era labirinto, E hoje, quando me sinto, É com saudades de mim.
O autor trata - se da pessoa que irá contar a história, já por sua vez o eu lírico trata - se do personagem principal da história.
Eu lírico. Como uma das principais características do gênero lírico é a manifestação da subjetividade, ou seja, a manifestação de aspectos ligados à interioridade de um sujeito, dá-se o nome de eu lírico à voz que se expressa no poema.
07 – Quem é o “eu” que fala no poema? A quem se dirige a ele? É um índio, que se dirige à Tupã.
O eu poético é a voz que fala, que expressa sentimentos dentro do poema; e autor é quem o cria. Por Vânia Duarte. Graduada em Letras. Entre o eu poético e o autor há diferenças: o autor é quem cria a poesia e o eu poético é a voz que fala dentro do poema. Por Escola Kids .
O texto poético apresenta-se, normalmente, em verso e tem como objectivo despertar a sensibilidade do leitor. Assim, a linguagem é mais expressiva, dando-se especial atenção ao ritmo e à musicalidade. Chamamos poema a um texto escrito em verso. Verso é cada uma das linhas de um poema. Estrofe é um conjunto de versos.
Um dos maiores nomes da Literatura Portuguesa, Fernando Pessoa, nos chama a atenção para essa diferença entre o eu lírico e o poeta quando cria seus heterônimos. Os heterônimos são pessoas inventadas pelo poeta, que têm sua própria personalidade e, assim, assinam os poemas.
O texto poético deve apresentar características indispensáveis, tais como: subjetividade, emoção, lirismo, entre outras.
Como cancelar Empiricus Crypto Legacy?
O que quer dizer se Deus é por nós quem será contra nós?
O que faço para ganhar quadril?
Qual o ICMS mais baixo do Brasil?
São consideradas reações de fase II de biotransformação?
Quanto custa a hora-aula de um professor de escola particular?
Que tipo de mala pode levar no avião?
Em que EP Naruto luta contra Delta?
Quanto tempo dura GH no corpo?
Quais são os ansiolíticos mais fortes?
O que é consciência corporal na educação infantil?
Qual era a função da toga na sociedade romana?
Como conseguir o que se quer com a força do pensamento?
Qual é o material mais comum para fabricação de brocas?