Quando dizemos “eu poético” estamos nos referindo à voz que se expressa dentro do poema, ou seja, aquela voz responsável por nos transmitir sentimentos e emoções. O autor, por sua vez, é quem cria o poema.
Chico Buarque
Podemos concluir que o eu lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta (como fica claro na canção Folhetim, de Chico Buarque). O eu lírico é o recurso que possibilita a criatividade do autor.
07 – Qual a parte da Gramática que o eu poético não conhece? As figuras de gramática, ou seja, a Estilística, lhe são desconhecidas.
Para quem não tem intimidade com a área, uma explicação: o “eu poético”, num poema, é aquele que nele se pronuncia, também chamado de “eu lírico”. Porque eu era labirinto, E hoje, quando me sinto, É com saudades de mim.
O autor trata - se da pessoa que irá contar a história, já por sua vez o eu lírico trata - se do personagem principal da história.
Eu lírico. Como uma das principais características do gênero lírico é a manifestação da subjetividade, ou seja, a manifestação de aspectos ligados à interioridade de um sujeito, dá-se o nome de eu lírico à voz que se expressa no poema.
07 – Quem é o “eu” que fala no poema? A quem se dirige a ele? É um índio, que se dirige à Tupã.
O eu poético é a voz que fala, que expressa sentimentos dentro do poema; e autor é quem o cria. Por Vânia Duarte. Graduada em Letras. Entre o eu poético e o autor há diferenças: o autor é quem cria a poesia e o eu poético é a voz que fala dentro do poema. Por Escola Kids .
O texto poético apresenta-se, normalmente, em verso e tem como objectivo despertar a sensibilidade do leitor. Assim, a linguagem é mais expressiva, dando-se especial atenção ao ritmo e à musicalidade. Chamamos poema a um texto escrito em verso. Verso é cada uma das linhas de um poema. Estrofe é um conjunto de versos.
Um dos maiores nomes da Literatura Portuguesa, Fernando Pessoa, nos chama a atenção para essa diferença entre o eu lírico e o poeta quando cria seus heterônimos. Os heterônimos são pessoas inventadas pelo poeta, que têm sua própria personalidade e, assim, assinam os poemas.
O texto poético deve apresentar características indispensáveis, tais como: subjetividade, emoção, lirismo, entre outras.
Quais foram os primeiros povos que habitaram o Brasil?
Como preencher Word automaticamente?
Qual é a expectativa de vida do brasileiro em 1980?
Quanto custa ingresso rock in rio?
Quais são os 5 conceitos Geograficos?
Qual a carga horária para ensino fundamental?
Qual a importância da diversidade cultural para o ser humano?
Como consultar seguro desemprego por telefone?
Como excluir vários E-mails do mesmo remetente Outlook?
Quais são os livros sapienciais da Bíblia?
Que palavra pode substituir coragem?
Quanto cresce o cabelo por mes?