Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).
As semelhanças entre os elementos de uma mesma família ocorrem porque o número de elétrons de valência do átomo no estado fundamental é o mesmo para os membros de determinado grupo. Os átomos do grupo 1 tem seus elétrons distribuídos por mais de um nível de energia, mas todos tem um elétron de valência.
Os elementos representativos correspondem as famílias 0, 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A e 7A. Os elementos de transição correspondem as famílias 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B. Por determinação da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), as famílias passaram a ser identificadas em grupos de 1 a 18 .
Os elementos de um mesmo período possuem o mesmo número de camadas eletrônicas, que por sua vez é coincidente com o número do período. Por exemplo: Observe que na tabela periódica existem 18 linhas verticais ou colunas. Elas representam as famílias ou os grupos de elementos químicos.
Principais características das famílias. Na tabela abaixo, estão apresentadas as principais propriedades dos grupos da tabela periódica: Sólidos e brilhantes em condições ambientes. Muito reativos, macios e bons condutores de eletricidade. Reagem com halogênios e formam sais.
Qual a idade para tomar a vacina BCG?
Como podemos identificar as práticas corporais e esportes de aventura relacionado à natureza?
Quando devo iniciar a segunda cartela do ciclo 21?
O que faz um conselheiro de um clube de futebol?
Qual os primeiros sinais do AVC?
O que foi o sincretismo religioso no Brasil?
O que é preciso saber para prevenir e tratar doenças?
O que acontece se tomar alopurinol?
Como reconhecer um aminoácido?
Como usar maca peruana cápsulas?
Como usar o código 21 da Embratel?
Como faço para votar no Gshow?
Como fazer cadastro na Porto Seguro?