Se quiser ver todos os arquivos ocultos de uma pasta, vá para a pasta em questão e clique no botão de opções de visualização na barra de ferramentas e escolha Mostrar arquivos ocultos ou pressione Ctrl + H . Todos os arquivos ocultos serão mostrados juntamente com os arquivos que não estão ocultos.
Para isso, use o parâmetro -lh, como no exemplo a seguir: ls -lh. E se você também quiser listar os arquivos ocultos, que começam com um ponto, use a opção -a (ls -lha).
No Linux, se você deseja ocultar um arquivo ou pasta para que ele não apareça em seu gerenciador de arquivos ou na listagem padrão do terminal, basta renomeá-lo, adicionando um ponto (“.”) No início do nome do arquivo. No entanto, existem situações em que você pode querer ocultar um arquivo ou pasta sem renomeá-lo.
Você pode navegar até a pasta e dar um Crtl + h (serve para o nautilus) que aparecerá os arquivos ocultos.
Para descobrir seu diretório atual, use o comando pwd. Finalmente, para iniciar para iniciar a busca de sua pasta base, use o símbolo ~. O segundo argumento é o filtro que você quer utilizar para procurar seu arquivo. Isto pode ser nome do arquivo, tipo, data de criação ou modificação etc.
Selecione o botão Iniciar e selecione Painel de Controle > Aparência e Personalização. Selecione Opções de Pasta e selecione a guia Exibir. Em Configurações avançadas, selecione Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas e OK.
Listando Diretórios
A contra barra \ é o sinal separador de diretórios na linha de comando. Recebemos uma lista dos arquivos e pastas existentes. Então através do dir sempre sabemos o que se encontra na pasta atual do Prompt. Podemos também listar o conteúdo de uma pasta que não seja a atual, colocando dir na frente do caminho da pasta.
Escondendo fotos, vídeos e outros arquivos
Se a pasta em questão está na sua pasta de usuário (sua "home"), abra o Nautilus (gerenciador de arquivos) e digite "Ctrl + h" para mostrar as pastas ocultas e, assim, poder apagá-la.
Como ocultar arquivos e pastas sem renomeá-los no Linux! Como ocultar arquivos e pastas sem renomeá-los no Linux! Organize seus arquivos, pastas e o que você quiser! Deixe-os ocultos, especialmente arquivos com informações bancárias e outros dados sensíveis!
Localizar arquivos no Linux usando o terminal é uma tarefa básica e essencial a qualquer um que deseja utilizar o sistema em níveis avançados. Administradores de sistemas, por exemplo, quando precisam encontrar arquivos ou até mesmo programas com agilidade, não podem depender de ferramentas de interface gráfica para tal.
Normalmente, se você deseja ocultar um arquivo ou pasta para que ele não apareça em seu gerenciador de arquivos, você o renomeia, adicionando um ponto (“.”) no início do nome do arquivo. No entanto, há situações em que você pode querer ocultar um arquivo ou pasta sem renomeá-lo.
Suponha-se que o usuário queira saber onde se encontra um arquivo de texto do qual ele não se lembra o nome, tampouco o diretório em que guardou. Uma boa solução para o problema é aplicar o comando find + o diretório home + opção -name + a extensão do arquivo. Exemplo:
Como saber se o Debian e 32 ou 64 bits?
Como saber se meu motor e 1600?
Como trabalhar higiene do corpo na educação infantil?
Qual a importância do combate ao trabalho infantil?
Como usar o museu em sala de aula?
O que o lagostim vermelho come?
Como interpretar o resultado do giro do ativo?
Faz mal comer morango estragado?
Quanto tempo pro MEI ficar pronto?
Por que as letras fazem parte do nosso alfabeto?
O que fazer quando o motor está fumando?
O que é orientação profissional escolar?
Como saber se o motor do carro foi aberto?
Quando o motor está quente não pega?
Porque trabalhar o Natal na escola?
Como consultar saldo do cartão de passe?