Para diagnosticar a síndrome metabólica, os médicos medem a circunferência abdominal, a pressão arterial e os níveis de açúcar (glucose) e gordura (lipídios) no sangue em jejum.
A Síndrome Metabólica tem como base a resistência à ação da insulina (hormônio responsável pelo metabolismo da glicose), daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue.
A síndrome metabólica é diagnosticada quando a circunferência abdominal for igual a 102 centímetros (40 polegadas) ou mais nos homens ou igual a 88 centímetros (35 polegadas) ou mais nas mulheres (indicando excesso de gordura abdominal).
Manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas desacelera os fatores de risco e acaba com a síndrome metabólica. Dependendo da gravidade do caso, os médicos também podem receitar remédios para controlar o colesterol, glicemia, triglicérides e hipertensão.
A circunferência abdominal é o fator clínico para triagem do paciente com síndrome metabólica, e é muito mais associado ao risco metabólico do que o índice de massa corpórea (IMC).
Síndrome metabólica - Diabetes tipo 2 - Dislipidemia - Doença cardiovascular - Hipertensão - Obesidade - Glicose ≥ 100 mg/dL (TOTG recomendado) ou diabetes tipo 2 já diagnosticado; - Pressão sistólica ≥ 130 ou diastólica ≥ 85 mmHg; -Triglicérides > 150 mg/dL; - HDL
A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovasculares. Estas doenças são a obesidade – principalmente àquela caracterizada com aumento de cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia.
Assim como a obesidade, a síndrome metabólica está associada tanto a fatores genéticos quanto ao estilo de vida....
Exames laboratoriais
Tratamento. O tratamento envolve medicamentos e mudanças no estilo de vida. Isso envolve a prática regular de atividades físicas, dieta saudável orientada pelo profissional de saúde, perda de peso e combate ao tabagismo e excesso de álcool.
O desenvolvimento de síndrome metabólica está relacionado à obesidade. Os dois fatores de risco mais importantes são a obesidade central, ou excesso de gordura ao redor das partes média e alta do corpo e a resistência à insulina, o que dificulta o uso do açúcar pelo corpo.
A síndrome metabólica não é uma condição específica, mas sim um conjunto de fatores relacionados a uma maior chance de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Grãos integrais. O tratamento medicamentoso vai depender de quais fatores ligados à síndrome metabólica estão mais alterados. Caso a pessoa apresente diabetes, alguns medicamentos podem ser usados tanto para melhorar o quadro de resistência à insulina quanto para diminuir os níveis de açúcar no sangue;
Na dieta para síndrome metabólica deve se dar preferência a cereais integrais, legumes, frutas frescas e secas, leguminosas, ... nutrição e bem-estar, ...
Qual a causa da morte de Che Guevara?
Como é a escrita egípcia e como foi decifrada?
Como eram gravadas as cenas de Carga Pesada?
Como aconteceu a queda do Império Assírio?
Como foi a infância de Marcelino Champagnat?
Como a Coreia do Sul se tornou um país de primeiro mundo?
Como foi a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial *?
O que aconteceu com Annie cresta em Jogos Vorazes?
Quem ganhou a Prova do Fazendeiro de ontem?
O que é Pós-modernidade ou modernidade líquida?
Como baixar arquivo XML no site da Sefaz?
Como lançar nota fiscal de entrada MEI?
Qual o Estado ideal segundo Platão?
Como podemos comparar o mito da caverna com que vivemos hoje?