Em primeiro lugar, o objetivo do Estado ideal deve ser a Justiça e o Bem. Contudo, um Estado só pode alcançar a Justiça e o Bem quando a sua classe governante conhece a Ideia perfeita e absoluta de Justiça e de Bem. Platão era um aristocrata: considerava que apenas os melhores homens deveriam governar o Estado.
Entende-se, na lógica de Platão, a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos e pelos homens da ciência. Cada classe cumprirá sua função para o bem da polis.
No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.
A pólis ideal e a justiça Para Platão, os seres humanos e a pólis possuem a mesma estrutura. Platão entendia o homem como sendo corpo e alma. Esta, que antes era livre no mundo das ideias, agora vive prisioneira no corpo, esquecendo-se de tudo que já havia contemplado.
Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.
Na sociedade ideal expressa por Platão: O cenário de uma cidade justa, quem governa e a dirige racionalmente são os filósofos é administrada pelos cientistas, protegida pelos guerreiros e mantida pelos produtores. Para o bem da Polis, cada uma das classes deverá cumprir sua função.
Esses exemplos indicam que, dentro de limites e com modificações, o plano de Platão é perfeitamente exequível; e realmente, ele mesmo o baseava em grande parte na prática, observada nas viagens que fizera. Ele ficara impressionado com a teocracia egípcia; ali estava uma grande e antiga civilização governada por uma pequena classe sacerdotal.
Este artigo faz uma análise da concepção de educação em Platão, tendo como ponto de referência o processo de construção do Estado (Polis) na obra A República. O texto, num primeiro momento, apresenta o papel da educação e sua relevância na formação de uma comunidade ideal alternativa.
Em duas de suas obras, República e Leis, pondera Platão que só se chegará ao bem comum quando a política tiver como finalidade a justiça. Propõe então um modelo de Estado em que este e seus cidadãos devem ser, acima de tudo, justos.
O encontro de Platão (427-348 a.C.) com Sócrates foi um momento decisivo em sua vida. Ele tinha sido criado com conforto e em meio à riqueza. Era um jovem belo e vigoroso, chamado Platão, dizem, por causa da largura dos ombros; distinguira-se como soldado e por duas vezes ganhara prêmios nos jogos ístmicos.
Qual a idade certa para ir ao urologista?
O que é mais lucrativo para revender?
Qual o valor do IPVA do Prisma 2009?
Quantos olhos têm os aracnídeos?
Estou grávida e não sinto vontade de fazer nada?
Quem são os tradutores da Bíblia?
Qual o papel do enfermeiro na segurança do paciente?
Qual parte do cérebro é afetada pela epilepsia?
Como cadastrar o NIS do meu filho?
Como funciona cemitério público?
Como se organizar para uma reforma?
Por que o sistema nervoso não se regenera?
Quais são as espécies de penas previstas nos artigos 32 a 58 do Código Penal Brasileiro?
Como calcular dias de atestado?
Quanto posso carregar em dinheiro?
Quais são as revistas científicas?
Quais são as capacidades físicas da natação?