As principais características para a identificação da Erva Baleeira são suas folhas de coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.
Não foram relatadas reações adversas até o momento. Não foram relatadas contra-indicações até o momento. Uma planta nativa da Mata Atlântica, conhecida pelo nome de erva-baleeira ou maria-milagrosa, é a base de um antiinflamatório que já recebeu o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Alcançando até 2,5 metros de altura, as flores pequenas e brancas se dispõem pelos ramos, que podem chegar aos 15 centímetros de comprimento. Apesar do tamanho com potência de propagação, a erva pode ser cultivada em vasos através do plantio de suas sementes.
Embora seja encontrada espontaneamente em solos arenosos e em áreas de restinga, duna e praia, em uma extensão do Piauí ao Rio Grande do Sul, a espécie, bastante rústica, pode ser plantada em solos argilosos e em regiões de altitude sem tratos culturais intensos.
A erva baleeira tem diversas propriedades medicinais, sendo a principal delas a atividade anti-inflamatória. Por isso, é muito usada por pessoas com artrite reumatoide, reumatismos, dores musculares e outros tipos de inflamações que causam dores pelo corpo.
Para a família Cordiaceae, atual de V. curassavica, ainda não foram encontrados estudos detalhados de diversidade genética, porém existem cerca de 65 espécies no Brasil (TARODA e GIBBS, 1986) para futura utilização.
Ela é considerada uma planta anti-inflamatória, antiartrítica, analgésica, tônica e antiulcerogênica. Por isso, as pessoas costumam usar o chá de erva baleeira para cicatrizar feridas externas ou tratar úlceras.
- Coloque as folhas em um recipiente de vidro, inox ou esmaltado. - Despeje água fervendo. - Tampe o recipiente e espere 10 minutos. - Coe e está pronto para beber.
- Se utilizar a planta seca, basta uma colher de sobremesa para um copo americano ou uma xícara de chá. - Pode ser tomado 2 ou 3 vezes ao dia. Recomenda-se beber a última xícara ao se deitar. Erva-baleeira é indicada para dores musculares.
A erva baleeira possui ricas propriedades medicinais, que previnem e combatem diversas complicações de saúde. Com o nome científico de Cordia verbenácea, é uma planta de origem brasileira, tendo seus primeiros exemplares sido encontrados primeiramente na Mata Atlântica, e posteriormente espalhou-se por todo o litoral.
A erva-baleeira é muito usada para auxiliar no tratamento de inflamações, mas também é conhecida pelos seus efeitos antisséptico, analgésico, diurético e laxante.
Além disso, a erva-baleeira também promove um efeito laxativo que estimula os movimentos intestinais, o que também pode dar a impressão de emagrecimento. Apesar do efeito diurético e laxante, não existem estudos que comprovem cientificamente que a erva-baleeira seja eficaz para a perda de peso. 5. Tratamento de gastrite e úlceras
Qual a porcentagem de lucro da Hiroshima?
Como mudar o remetente do mercado livre?
Quais são os elementos da família dos calcogênios?
É possível utilizar água como fonte de energia?
Como solicitar o auxílio Merenda escolar?
Como calcular madeira para tesoura?
Como pedir cancelamento de um serviço?
Como pagar área azul em Limeira?
Como as marés podem influenciar no cotidiano das pessoas?
Como conseguir o certificado de conclusão do ensino médio online?
Como funciona o repetidor de sinal Wi-Fi?
Onde se inscrever para o Bolsa Família?
Como faço para pedir asfalto na minha rua?
O que é uma certidão de registro de imóvel?
Como solicitar alvará para MEI RJ?
Como saber se tenho vício em açúcar?
Como interagir no Instagram com perguntas?