Resposta: A memória é um desses rastros que o historiador pode transformar em fonte. Um resquício que persiste em continuar entre nós, que nos ajuda a estabelecer laços de identidade individual e coletiva.
Assim, podemos dizer que, além dos documentos escritos, o historiador pode se utilizar de pinturas, esculturas, fotos, vídeos, canções, ruínas, roupas, etc. ... Assim, a geografia, a arqueologia, a sociologia, a antropologia, a psicologia e outras áreas do conhecimento podem e devem ser utilizadas pelo historiador.
A memória coloca uma série de desafios sobre como deve se fazer a história, assim como a história também pode contribuir com a memória: "Em regiões de conflitos étnicos, onde a memória coletiva é muito agressiva e associada a guerras, a história pode produzir uma reflexão mais crítica e mais comprometida com a ...
Tudo o que nos permite perceber alguma coisa a respeito de como era a vida em uma certa época torna-se um documento histórico. Até a memória das pessoas pode ser considerada como um documento. Os documentos e as lembranças de nossa História formam o patrimônio histórico e artístico nacional.
A matéria prima do historiador são as fontes históricas. As fontes históricas são todos os materiais que o homem produz e que pode informar sua existência em determinado tempo e espaço.
O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.
Para investigar o passado, o historiador seleciona documentos oficiais, manuscritos, fotos, objetos, achados arqueológicos, registros orais, entre outros.
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente.
Ao contrário do que possa parecer, o reconhecimento e uso de uma determinada fonte histórica não é naturalmente realizado por aqueles que se colocam em busca do passado. Dependendo dos interesses e influências que marcam a trajetória do historiador, notamos que as fontes históricas podem ser empregadas ou não em seu trabalho.
Dependendo dos interesses e influências que marcam a trajetória do historiador, notamos que as fontes históricas podem ser empregadas ou não em seu trabalho. Desse modo, entendemos que nenhum historiador terá a capacidade ou disposição de esgotar o uso de todas as possíveis fontes relacionadas a um determinado evento ou tema.
A partir de então, fontes de natureza, visual, oral e sonora foram incorporadas ao conjunto de compreensão do passado. Com isso, observamos que determinados temas históricos tiveram a sua discussão renovada e ampliada para outros patamares.
Para que serve o business model canvas?
Como harmonizar a cozinha pelo Feng Shui?
Quanto de carboidrato consumir para emagrecer?
Como calcular o capital e o juros?
O que é preciso fazer para rebaixar um carro?
O que é a teoria do Estreito de Bering?
O que tomar para enjoo causado por antibiótico?
O que comer no café da manhã saudável?
Como abreviar um nome muito grande?
Quantos livros compõem a Bíblia hebraica?
Como funciona pensão guarda compartilhada?