Para ressuscitar um pedaço (ou fatias) de queijo que ficou ressecado, deixe-o por alguns minutos mergulhado em leite morno, assim o queijo ficará macio novamente.
O queijo parmesão poderá ser totalmente aproveitado, mesmo quando estiver duro. Para isso, embrulhe o queijo num pano molhado por 48 horas. Depois, raspe toda a superfície e rale normalmente.
O ideal é escolher os mais macios e que derretem com facilidade, como o mussarela e gruyére. Já o parmesão e o provolone também são muito usados, porém são mais duros e chegam até a formar uma casquinha na hora que são derretidos. A melhor maneira de utilizá-los é ralar o queijo por cima da comida e levar ao forno.
Cubra o queijo ralado e seco com 1/3 da quantidade de água e coloque em um recipiente hermético durante a noite ou até que todo o líquido tenha sido absorvido.
Cinco benefícios dos queijos para a saúde
Por seu sabor intenso e delicioso, o queijo parmesão ralado é muito utilizado no acompanhamento de molhos de tomate, massas, gratinados e risotos.
O parmesão ficou muito duro? Veja o que fazer: coloque cerveja numa tigela, molhe um guardanapo e embrulhe o queijo nele. Guarde-o numa vasilha bem fechada na geladeira. O parmesão pode ser usado por até duas semanas.
Deve ser mantido em local fresco e arejado, porém, em dias de calor, pode ser mantido na geladeira. Isso também ajuda na conservação. Para guardar, basta envolver em papel filme. Alguns podem ser mantidos fora da geladeira, outros são necessários a refrigeração.
Um bom exemplo disso é o famoso queijo manteiga, que se derrete ao mínimo aquecimento. Por outro lado, queijos como o Minas Curado ou mesmo um Parmesão não derretem nem um pouco e isso também está ligado ao teor de sal e o processo de maturação (cura) que reduz seu teor de água.
Você vai usar uma panela para cada tipo de queijo. 2- Corte os queijos em cubos de aproximadamente 2cm na quantidade que quiser. 3- Quando a água ferver, desligue o fogo e coloque os cubos de cada queijo em panelas diferentes. 4- Espere até que amoleçam (fique atento para não amolecer muito e perder os cubos).
Evite derreter o queijo por mais tempo do que o necessário, pois desse modo ele pode ficar com a consistência emborrachada e com o sabor prejudicado. Quando ele derreter e ficar com uma consistência pegajosa, mexa mais uma vez e em seguida retire-o do fogo imediatamente.
Ponha a tigela com o queijo ralado no aparelho e feche a porta. Use a menor potência do micro-ondas, pois o queijo prefere o derretimento na menor temperatura possível. Comece com 15 segundos. Aquecer o queijo em altas temperaturas suga a umidade e a gordura, o que faz com que ele fique endurecido ou gorduroso quando derreter.
Aquecer o queijo em altas temperaturas suga a umidade e a gordura, o que faz com que ele fique endurecido ou gorduroso quando derreter. Continue em intervalos de 15 ou 30 segundos até que o cheddar derreta. Depois dos primeiros 15 segundos, retire a tigela do micro-ondas e mexa o queijo.
Corte o queijo. Use o ralador para cortar o cheddar em lascas finas assim que ele for retirado da geladeira, pois é mais fácil cortá-lo quando o queijo está frio. Caso você tenha dificuldades, coloque-o no congelador por dez a 30 minutos para endurecê-lo antes de tentar novamente.
Como fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo?
Qual o porcelanato mais usado?
Pode protestar cheque após 5 anos?
Quantos cadernos precisa para o 1 ano do ensino fundamental?
É possível amortizar empréstimo?
Em que ano se passa o Retorno da Múmia?
O que é planejar controlar organizar e dirigir?
Qual é o Salmo que ajudar na depressão?
Porque preto não combina com tudo?
Qual o melhor remédio para bursite no calcanhar?
Como funciona bolsa de estudo integral?
O que prejudica as articulações?
Como desligar a mente e relaxar?