O elemento químico fósforo (P) foi descoberto, em 1669, pelo alquimista alemão Henning Brand. Na busca pela pedra filosofal, um material que transformasse metais comuns em preciosos, Brand destilou uma mistura de urina e areia a fim de obter ouro a partir do vapor produzido.
1669
Foi um alquimista de Hamburgo, Alemanha, chamado Henning Brandt, quem descobriu acidentalmente, em 1669, o elemento químico batizado de fósforo (do grego phos, luz, mais phoros, transportador), ao tentar obter ouro a partir de urina.
Henning Brand Fósforo/Descobridores
O fósforo não é encontrado livre na natureza, mas na forma de fosfatos, principalmente. Pode ser extraído dos fosfatos de metais alcalino-terrosos, que são encontrados em depósitos de rochas de minerais como a clorapatita, a fluorapatita e a vivianita.
Conta-nos a história que o primeiro registro de sua descoberta data de 344 anos atrás; o Alquimista alemão Henning Brandt, na tentativa de produzir ouro, descobriu o elemento químico fósforo ao destilar uma mistura de urina (fosfato sódico de amônia) e areia, na procura da Pedra Filosofal.
A descoberta real do elemento fósforo provavelmente não foi tão dramática como Joseph Wright retratou. Ele foi primeiramente isolado da urina pelo químico alemão Henning Brand em 1669, por um processo muito mais laborioso que o representado na pintura de Wright1.
15
Fósforo/Número atômico
Possui números atômico e de massa 15 e 30,97 respectivamente e está localizado no grupo 15 ou grupo do Nitrogênio, sendo então este elemento um não-metal.
O fósforo (P) é um elemento químico de número atômico 15, massa atômica 30,97 e pertencente à família 15 ou 5ª da tabela periódica.
Além disso, o fósforo é encontrado na natureza principalmente na forma de íon fosfato (PO43–), sendo também a única forma utilizada pelos seres vivos. ... No ambiente terrestre, o fosfato presente no solo e na água contida nele pode ser absorvido pelas plantas.
Brand descobriu o elemento químico fósforo em 1669 ao destilar uma mistura de ureia e areia na procura da pedra filosofal (a qual supostamente transformaria qualquer metal em que encostasse em ouro). Ao vaporizar a ureia, obteve um material branco que brilhava no escuro e ardia com uma chama brilhante.
O calor causado pela fricção do palito com a superfície áspera fazia o fósforo liberar faíscas, incendiando o enxofre. O invento, no entanto, ainda era uma curiosidade muito cara.
Em 1833 Jacob Friedrich Kammerer inventou os fósforos em substituição aos estuletes de madeira, cobertos de enxofre, descobertos um ano antes por Jones, e que se incendiavam quando friccionados contra uma lixa. Em 1848 foram fabricados os primeiros fósforos de segurança, utilizando-se o fósforo vermelho.
Encontrara o principio que conduziria a invenção do fósforo. No inicio do século 19 na Europa foram desenvolvidos diferentes dispositivos químicos para ativar fogo, alguns usavam a combinação fósforo-enxofre de Boyle, outros gás de hidrogênio, porém, todos eram muito perigosos além de incômodos.
Quem trouxe o limão para o Brasil?
Qual é o significado da palavra estão?
Quais exercícios queima mais gordura?
Quando a China se tornará um país desenvolvido?
Que Deus te abençoe ou a abençoe?
Tem problema colocar o celular pra carregar com 50?
Como digitar código de barras App caixa?
Qual o dever do Estado em relação à educação?
Qual é o maior divisor de todos os números?
Para que tipo de dor serve o tramadol?
O que leva uma pessoa a usar óculos?
Por que o Dia de São Francisco de Assis e 4 de outubro?
O que significa 70% de álcool?
Qual leite pode dar para filhote de cachorro recém nascido?