Outra forma de regular as emoções é a supressão emocional. Após já ter ocorrido a resposta emocional, inibe-se os sinais exteriores das emoções, de modo que não se expresse livremente o que se está sentindo. Isso pode ser feito através de técnicas de meditação, relaxamento, respiração etc.
Desânimo, irritação, ansiedade e tristeza são alguns dos sintomas emocionais mais comuns daqueles que guardam tudo que sentem para si. Além disso, existem também sintomas físicos como insônia, dores no corpo, baixa imunidade, afecções na pele e dificuldade de respiração.
Guardar sentimentos é ruim para seu cérebro e coração E, como vários estudos mostram, o estresse é muito ruim para o seu corpo, especialmente se você ficar acordado por causa disso. “Os problemas do sono também têm sido associados ao desenvolvimento da placa carotídea”, disse ela.
Como controlar suas emoções através da inteligência emocional
Preservar objetos e itens antigos, além de possibilitar a sensação de reviver todas essas boas sensações, são também uma ótima forma de contar sua história de vida para as próximas gerações.
Segundo a Dra. Stèphanie, no entanto, é preciso detectá-las, percebê-las, e compreendê-las. De acordo com a psicóloga, guardar as emoções sempre significa se anular e não atentar-se ao que elas estão querendo comunicar: "As emoções servem como sinalizadores para a gente.
Sentimentos reprimidos podem causar dor emocional e doenças físicas. O relacionamento que vai mal, o chefe que faz a maior pressão no trabalho e aquele problema que você tenta resolver há meses te tiram o sono?
Em casos mais graves pode levar a doenças autoimunes, asma e até mesmo câncer. Tirar a oportunidade de choro contribui negativamente para a cristalização de emoções que ficam reprimidas na psique e podem pedir contas ao longo da existência.
No nosso cérebro, é o sistema límbico o responsável por receber as informações externas e transformá-las em emoções. Desta forma, um complexo sistema nervoso e humoral é ativado e, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, incluindo o coração.
Dê-se tempo e espaço para vivenciar a tristeza.
Mantenha o equilíbrio, mas lembre-se sempre que esconder os sentimentos pode nos machucar. Você permite que outros invadam seu espaço pessoal, que atravessem os limites e que falem por você ou que escolham por você. Em suma, você será quase uma marionete guiada por fios alheios.
"O grande problema é que na hora da explosão, a pessoa se sente tão sufocada que sai atirando para todos os lados magoando as pessoas que estão ao seu redor sem perceber. É preciso tempo e paciência para aprender a lidar com os sentimentos sem ferir as pessoas e nem a si mesmo", continua. Os sentimentos ruins são frutos de expectativas frustradas.
E assim, até que consiga naturalizar este comportamento e transformá-lo em um hábito a mais em seu dia a dia. Se conseguir, terá uma grande vantagem emocional em relação ao resto das pessoas. O fato de expressar sentimentos fará com que suas relações ganhem em qualidade. Falamos não somente da relação com os demais, mas também consigo mesmo.
A responsabilidade dos sentimentos é pessoal e intransferível. Querer transferi-la para os demais não é nem ético nem real. Além disso, pode criar problemas com as pessoas ao seu redor. Como você se sente depois de contar algo que estava remoendo há muito tempo? Leve, não é verdade?
Como podemos classificar os fatos contábeis modificados?
Como são as atitudes de uma pessoa etnocêntrica?
Como são as provas da UNIASSELVI?
Como funciona o Fundo Nacional de Saúde?
Como sustar um cheque por desacordo comercial Santander?
Pode entrar com ação de despejo durante a pandemia?
Como eu sei que eu ganhei na Dupla Sena?
O que é sustentabilidade na dimensão social?
Como fazer um iglu de verdade?
Como calcular o adicional noturno e reflexos?
O que diz o Livro dos espíritos sobre mediunidade?
Qual é a princesa mais alta da Disney?
Como deve ser uma escola quilombola?
Quais as principais características do teatro falado?