Coloque os pedaços descascados e lavados em sacos plásticos e congele. Na hora de usar, a mandioca vai do congelador direto para a panela de pressão com água e não perde nenhuma das suas características de sabor ou textura.
Se pretende congelar mandioca já cozida, tenha em mente que conseguirá um melhor resultado se cozinhar a mandioca al dente, digamos assim. E não no ponto em que começa a derreter de tão cozida. Depois de cozida, leve a geladeira para esfriar, embale em sacos plásticos ou vasilhame adequado e leve ao congelador.
A validade da mandioca na geladeira é bem curta. Descasque a raiz se ainda estiver com a casca e coloque em um pote com água dentro da geladeira por até 4 dias.
Abra a embalagem e retire apenas a quantidade de Mandioca Swift que irá consumir. Aqueça óleo suficiente para cobrir as mandiocas, à temperatura de 180°C. Frite ainda congeladas por aproximadamente 4 minutos, ou até que atinjam o ponto desejado. Vire as mandiocas na metade do tempo.
A qualquer sinal de manchas escuras ou partes moles ou esbranquiçadas ao redor da casca, é melhor não levar já pode ser mandioca estragada ou pode estar passada.
45 curiosidades que você vai gostar
A validade da mandioca na geladeira é bem curta. Descasque a raiz se ainda estiver com a casca e coloque em um pote com água dentro da geladeira por até 4 dias.
As raízes congeladas não se prestam para a elaboração de frituras, devendo ser utilizadas no preparo de pratos cozidos. Para a retirada da casca, as raízes são raspadas com uma faca sob água corrente, imediatamente após tiradas do congelador. O descongelamento é feito diretamente ao fogo, durante o preparo do prato.
Podem ficar no freezer por até três meses.
As batatas, por exemplo, quando cozidas, inteiras ou em pedaços não conservam a mesma textura após o congelamento. Porém, como purês, as batatas congeladas ficam perfeitas. Depois de cozidas, amasse as batatas ainda quentes e acrescente um pouco de manteiga e leite, para que o purê não escureça com o processo.
Para ter certeza de que está levando uma mandioca fresca para casa, quebre-a ao meio para se certificar de que o miolo está bem branquinho ou amarelo, dependendo do tipo. O miolo também precisa estar úmido e sem manchas. O mesmo funciona para a casca, que deve estar uniforme e sem manchas.
"Não é recomendável a identificação visual ao se procurar por particularidades nos tipos de mandioca. Tanto a macaxeira quanto a mandioca brava podem apresentar pele branca ou rosada, caule verde ou rosado ou alguma característica semelhantes nas raízes.
Verifique se a casca está intacta. Quanto mais fina estiver a casca, com manchas, machucados ou com a polpa aparecendo, menos fresca é a mandioca. Observe a polpa na parte cortada da raiz: ela deve ter cor uniforme, sem manchas escuras ou azuladas, e deve estar úmida.
As raízes e as folhas da mandioca, quando mal processadas, liberam o cianeto de hidrogênio. Para evitar que isso aconteça, a mandioca deve ser cozinhada ou fermentada.
A mandioca parafinada pode ser conservada por 1 a 2 meses a temperatura de 0 a 5ºC, entretanto a parafina racha com facilidade, prejudicando a conservação do produto (CEREDA e VILPOUX, 2004).
No entanto, descascada e guardada numa vasilha com água na geladeira, conserva-se por mais tempo, assim como depois de cozida. Ela também pode ser congelada crua. Cozida em água, e também cozida e posteriormente frita.
Se consumida, essa planta causa cansaço, falta de ar, fraqueza, taquicardia, agitação, confusão mental, convulsão, coma e até a morte. Por isso, a mandioca brava é usada basicamente na fabricação de diversos tipos de farinha, já que a alta temperatura para o cozimento acaba com o efeito do veneno.
Para descongelar os legumes e vegetais devem cozinhá-los ainda gelados com um pouco de água. Cozinhe os vegetais branqueados menos tempo que os vegetais frescos e coloque sal no início do cozimento. Pode também descongelar em panela de pressão com 2 minutos de fervura.
Espalhe as batatas em uma forma, sem sobrepor, e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Ao fim desse tempo transfira as batatas congeladas para um saco plástico e conserve no freezer por até 3 meses. Na hora de cozinhar as batatas, retire-as do freezer e, sem esperar descongelar, frite em óleo bem quente.
Como exemplo, serão utilizados os seguintes legumes: abóbora-cabotiá, abobrinha, berinjela, brócolis, cenoura, chuchu, repolho e vagem. Eles podem ser congelados por até seis meses.
Tenha o freezer a uma temperatura no mínino -10ºC para poder congelar alimentos cozidos e não perder os seus nutrientes. Use alimentos de qualidade, cozinhe o alimento ainda fresco, não o deixe perdido na geladeira e depois o cozinhe.
Para isso, faz-se necessário que a comida, após ser submersa em água fervente, seja colocada em água com gelo, pois tal ação ajuda a conservar melhor o sabor e a cor dos alimentos. Após esse processo, você pode separar tudo em porções dentro de embalagens próprias e acondicionar, devidamente etiquetado, no congelador.
O melhor para manter a batata em bom estado é congelar o alimento cru e descascado. Portanto, descasque as batatas e coloque-as em um saco hermético ou a vácuo antes de congelar. Isso também vai proteger o alimento da abrasão devida ao frio intenso. Da mesma forma, você pode congelar as batatas cortadas cruas.
Quais são os hábitos em Paris?
Como montar madeiramento para escada de concreto?
Como descobrir os E-mails que estão em meu nome?
Como identificar a entrada e a saída de um transformador?
Qual a importância das forças intermoleculares no contexto bioquímico Cite exemplos?
Qual o nome do ritual do povo Guarani?
Como fazer uma visita técnica?
Quais perguntas devem ser realizadas antes da aferição da pressão arterial?
Qual é a característica do hipopótamo?
Qual é a primeira corda do violino?
O que é necessário para a preparação do procedimento de sutura?
Quais os cuidados com filhote de Yorkshire?
Qual é o tipo de solo da Caatinga?