Que tem semelhança com outrem ou outra coisa. 2. Parecido; análogo; idêntico.
Palavras semelhantes, parecidas ou iguais que são chamadas de homônimos ou Parônimos. Existe no português –não só no português, mas em todas as línguas como: inglês, espanhol, francês, entre outras – palavras que são semelhantes (Parecidas) entre si, mas que têm significados diferentes.
1 aproximado, aparentado, análogo, similar, afim, semelhante, igual, comparado, conforme, correlativo, correlato, correspondente, equivalente, gêmeo, idêntico, imitante, paralelo, parente, próximo, símil, símile, vizinho.
Semelhante do latim vulgar "similiante-", «que semelha») significa parecido no aspecto, no carácter, etc.; idêntico; comparável. Igual (do latim "aequale-", «idem») quer dizer que tem a mesma grandeza ou o mesmo valor; sem diferença; idêntico.
E podemos falar noutra, análogo, do Grego analogon, “semelhante”, de ana-, “igual”, mais legein, “recolher”, donde “computar, enumerar, contar”.
Similar é aquilo ou aquele(a) que tem semelhança ou analogia com algo. ... O similar pode ser parecido, semelhante ou análogo a outra coisa pelas suas características físicas ou abstractas.
2 Que é geral, comum às coisas ou pessoas de mesmo gênero; abrangente: “Plástico é um termo genérico dado a uma grande família de materiais que apresentam em comum a característica de ser moldáveis, podendo, por meio de métodos adequados, assumir a forma de garrafas, vasos, filmes, pratos, fios etc.” ( PS2 ) .
Veja uma lista com alguns exemplos de palavras sinônimas: Doença e enfermidade. Leia mais sobre o significado de sinônimo. Os antônimos são expressões ou palavras que têm o significado oposto quando comparadas a outra. Nesse caso, se forem substituídos, causam alteração no sentido inicial, expressando uma ideia contrária à anterior.
Conforme a forma e o significado das palavras, é possível classificá-las como sendo: Sinónimos (sinônimos): no caso de palavras que têm significados idênticos ou muito semelhantes. São palavras que possuem significados iguais ou semelhantes. A bruxa foi passear. A feiticeira foi passear.
O antônimo representa o contrário de uma palavra. O antônimo classifica-se em perfeito e imperfeito. Casa é antônimo de lar. A palavra "homem" não possui antônimo. Relacione os números das palavras (entre parênteses) com seus antônimos (nas quadrículas).
Leia mais sobre o significado de sinônimo. Os antônimos são expressões ou palavras que têm o significado oposto quando comparadas a outra. Nesse caso, se forem substituídos, causam alteração no sentido inicial, expressando uma ideia contrária à anterior. Veja como a substituição de palavras antônimas modifica o sentido de uma frase:
Quais são os tipos de brincadeira?
Como liberar internet bloqueada por falta de pagamento vivo?
Quais são as características da linguagem não literária?
Quais são os elementos do conceito analítico de crime?
Quais são as 9 conjunções subordinativas?
Qual foi a primeira árvore do mundo?
Quantos anos tem Luiz Carlos Tourinho?
Qual é o melhor leite para a saúde?
Qual a diferença entre inexecução voluntária e involuntária?
Como a resposta imune inata ativa a resposta imune adaptativa?