A medida da amplitude do movimento (ADM) constitui-se um importante parâmetro utilizado na avaliação e no acompanhamento de problemas articulares, musculares e posturais.
- faça o treino com cargas elevadas "treino de força" (o peso do corpo ela já carrega o dia todo). - trabalhe em grande amplitude: use toda sua mobilidade de tornozelo (vá ate a ponta do pé e desça abaixo da linha do calcâneo). - varie posições dos pés como eversão e inversão (pronação e supinação).
Envolva uma faixa ou tubo elástico no dorso do pé e a outra extremidade prenda em um ponto fixo na parede em frente à perna, conforme figura 1. Execução: Puxe a ponta de seu pé em direção ao joelho, conforme figura 2; depois retorne gradualmente à posição inicial. Faça 2 voltas no pé para que o elástico não escorregue.
Como aliviar essa sensação dolorosa? Quando a dor no tornozelo tem origem inflamatória, ou essa articulação sofreu um trauma como uma entorse, ela pode ser aliviada com uma compressa fria. A baixa temperatura ajuda a desacelerar o processo inflamatório e reduz o inchaço.
O movimento ocorre nos planos transversal, sagital e frontal. ∎ Amplitude articular: 0°-40° (Marques, 2003), 0°-45/60° (Magee, 2002) e 0°-30°(Palmer & Epler, 2000). ∎ Ocorre entre o tálus e o calcâneo, o tálus e o navicular e o calcâneo e o cubóide. O movimento ocorre nos planos transversal, sagital e frontal.
Então você pode medir o ângulo da tíbia em relação ao solo ou medir a distância da patela até a parede no momento que o calcanhar começa a sair do chão. Um método alternativo seria variar a distância em que o pé se encontra da parede, e medir a distância do dedão até a mesma.
A flexão plantar ou extensão do tornozelo é o movimento de apontar dos dedos para baixo (como uma bailarina faz ao ficar na ponta dos pés), e dorsiflexão é o oposto, ou seja, quando você levanta a bola do pé com o calcanhar em contato com o chão, como se estivesse puxando seu pé para cima em direção ao seu joelho.
Aqui vai um bom artigo do Mike Reinold falando a respeito da melhora da função do tornozelo. Como avaliar e implementar estratégias para a melhora da dorsiflexão do tornozelo. Esse cara é um Fisioterapeuta/Preparador físico que possui uma clínica em Boston.
Outra maneira simples de testar a mobilidade do tornozelo é começar deitado de costas no chão com os pés apontados para cima em 90 graus. Dobre lentamente os dedos do pé de maneira a apontá-los para frente o máximo que conseguir e segure por alguns segundos. O resultado ideal é uma diferença de 30 graus, mas até os 20 ainda é aceitável.
Alongamentos ajudam no alcance do movimento e exercícios do tornozelo aumentam a força do pé, tornozelo e panturrilha. Antes de começar o treino, faça uns testes. Depois incorpore os movimentos ao treino e observe a melhora. Verificando a dorsiflexão (flexão dorsal).
Abraço aos amigos. Exercícios de Mobilidade de Tornozelo para Melhora da Dorsiflexão. Limitações na dorsiflexão do tornozelo podem causar várias limitações funcionais bem como no desempenho atlético, levando ao desejo de se realizar exercícios de mobilidade de tornozelo.
Qual o contrário de negacionista?
Quais matrizes compõem o cenário religioso brasileiro?
Quais são as cirurgias de alto risco?
Qual o valor limite para dispensa de licitação?
Como substituir a palavra aquisição?
Quais as principais doenças do cafeeiro?
Quais são as características organolépticas?
Quanto de macarrão por pessoa?
Qual o melhor veículo com câmbio automático?
Quanto tempo dura as contrações do parto?
Quanto custa um uber de Recife a Porto de Galinhas?
Qual padrão GoF encapsula uma solicitação como objeto?
Quantas horas gasta de Recife para Fortaleza de ônibus?
Qual é o cartão de débito do Banco do Brasil?
Onde o consumidor pode ajuizar ação?