Ouça em voz altaPausarEsparta venceu a Guerra do Peloponeso após a rendição de Atenas em abril de 404 a.C.. As condições de paz foram desastrosas para a cidade de Atenas, enquanto Esparta se convertia no centro hegemônico da Grécia.
Ouça em voz altaPausarA Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 4 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.
Sicília Grécia Antiga Guerra do Peloponeso/Local
Ouça em voz altaPausarA Guerra do Peloponeso foi um conflito que aconteceu de 431 a.C. a 404 a.C., sendo motivado pela rivalidade entre Atenas e Esparta, as duas maiores pólis da Grécia Antiga. ... O conflito teve como estopim o imperialismo ateniense e suas interferências em assuntos de interesse de Corinto, cidade aliada de Esparta.
Ouça em voz altaPausarO rei espartano, Pausânias, ordenou um cerco a Atenas que durou seis meses. Como Atenas estava esfomeada e cercada, decidiu render-se aos espartanos em 404 a.C. Após a rendição, Esparta derrubou as muralhas de Atenas e desfez todo o império marítimo de sua rival.
Ouça em voz altaPausarA hegemonia tebana, na Grécia Antiga, foi a época que transcorreu entre a vitória da cidade-estado de Tebas frente a Esparta na Batalha de Leuctra, em 371 a.C., até a derrota de uma colisão de exércitos do Peloponeso na Batalha de Mantineia, em 362 a.C., apesar de Tebas ter tentado manter sua posição até, finalmente, ...
Tucídides
Ouça em voz altaPausarTucídides – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ouça em voz altaPausarA Guerra do Peloponeso durou 27 anos. Teve seu início no ano 431 a.C e terminou somente em 404 a.C., quando Atenas rendeu-se a Esparta. ... Uma das consequências mais drásticas da Guerra do Peloponeso foi o extremo empobrecimento da população grega: os pobres ficaram ainda mais pobres e foram os que mais sofreram.
Esparta e a Liga do Peloponeso (em vermelho) e Atenas e a Liga de Delos (em amarelo) em 431 a.C., durante o período da Guerra do Peloponeso .
"Generais, diplomatas, políticos e estudiosos comparam as condições que levaram à guerra na Grécia com o que poderia ter ocorrido na época da Guerra Fria", diz o historiador americano Donald Kagan em A Guerra do Peloponeso.
Frente ao domínio ateniense, diversas cidades-Estado que se mantinham aristocráticas aliaram-se a Esparta, na Confederação do Peloponeso. A tensa situação entre os dois grupos transformou-se em guerra em 431 a.C., quando em decorrência de uma disputa comercial, Atenas e Corinto entraram em conflito frontal.
A guerra foi uma disputa clara por poder entre as duas cidades: Atenas e Esparta. No período as diversas pólis gregas passavam por conflitos internos. Para resolvê-los chamavam uma das principais forças – ou Atenas ou Esparta – para lutar ao seu lado. Além disso também neste período havia uma disputa entre duas cidades portuárias: Atenas e Corinto.
Quais as características de uma escola indígena?
Como saber se é úlcera venosa ou arterial?
O que aconteceu com a taxa de crescimento da população brasileira a partir de 1970?
Qual a importância da fauna para o equilíbrio do planeta *?
É verdade que o antecessor de 50 é 51?
Quais os autores mais traduzidos do mundo?
Qual é o prazo máximo do contrato de trabalho temporário?
Quantos dias posso pagar um boleto vencido?
Qual o motivo da separação de Paulo e Barnabé?
Por que as pessoas com piolho coçam a cabeça?
O que envolve na apuração dos custos de produção?
Quanto tempo a vacina da cinomose faz efeito?
Qual a expectativa de vida para os brasileiros?