Na verdade a fundamentação é o próprio artigo, se estás a falar da fundamentação legal! O que tu deves fazer, além de citar as normas do direito que regulamentam tua pretenção, é elaborar um nexo causal entre o caso concreto e a norma. Ou seja, fundamentar o porque de determinado caso se enquadrar na previsão legal.
É a ligação dos fatos jurídicos (fatos que motivam que alguém) com uma determinada ação, sob o enfoque correspondente de sua doutrina e sua jurisprudência, OU SEJA, é a ligação do fato interpretado pelo agente do direito ligado Ao fundamento no ordenamento jurídico positivo constitucional, que por vez, deverá ser ...
DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943.
12 da Lei Complementar nº 95/98:
Se o estudante está propondo alterar uma lei existente e pretende remover alguma parte dessa lei, então ele deverá usar a cláusula revogatória. Revogar significa anular, tirar a validade de um dispositivo. Assim, ele deve indicar expressamente as leis ou disposições da lei que serão revogadas.
Fundamento Jurídico: É o motivo que justifica a existência da ação, baseado na lei ou nos princípios de ordem jurídica. Fundamento Legal: São os artigos da lei em que se baseiam para estabelecer algo em um caso particular. ... Isto porque, pelo princípio do “iura novit curia”, o juiz já conhece o direito.
Fundamento é a base e o princípio de algo, as regras ou leis primordiais que regulam determinada coisa. Também pode se referir a causa, o motivo ou a explicação de algo, assim como ao que pode servir de prova e evidência da veracidade de um fato, por exemplo.
CLT - Decreto Lei nº 5.452 de Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Art. 5º - A todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo.
897 - Cabe agravo das decisões do juiz, ou presidente, nas execuções. § 1º - O agravo será interposto no prazo de 5 dias e não terá efeito suspensivo, sendo facultado, porém, ao juiz, ou presidente, sobrestar, quando julgar conveniente, o andamento do feito, até julgamento do recurso.
Toda lei tem, no mínimo, um artigo, e eles constituem a forma mais prática de se localizar alguma informação dentro da lei, por maior que ela seja. Quando a lei é muito grande, geralmente ela possui uma grande quantidade de artigos (A CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, por exemplo, possui mais de 900 artigos), mas eles nunca se repetem.
No caso do artigo, essa expressão que pode ser abreviada para “art.” ou “Art.”, ele sempre aparece junto a um número que informa o local da informação na lei. Para citar um artigo de lei também é necessário citar a lei em si, por isso, a formatação padrão para esses tipos de citações segue o mesmo modelo.
Cada comissão trata de um tema e possui suas próprias atribuições, de acordo com a Constituição e com o Regimento Interno da Câmara ou do Senado. Quando um projeto de lei é apresentado, a Mesa Diretora define a comissão que irá analisar, designando-se um parlamentar, que será responsável por um parecer sobre o projeto.
Ao abrir, você vai verificar o número e data da lei bem no centro e a direita em vermelho a ementa, que especifica o assunto de que trata aquela lei. Acredite se quiser, no Brasil existe uma lei que estabelece a forma de escrever as leis (Lei Complementar nº ).
Como inserir linhas no gráfico?
Como calcular a moda de uma tabela?
O que acontece com o gado que desenvolve a vaca louca?
O que é uma articulação de exemplos?
Qual é o maior país em território?
Como recarregar o passe livre no celular?
O que é força da Lua na gravidez?
O que é elasticidade-renda negativa?
Quem é o vilão mais forte do One Piece?
Quantos seguidores preciso para ganhar dinheiro no Instagram?
Por que os EUA atacaram Hiroshima e Nagasaki?
Como saber se uma pedra é natural?
Como saber se tenho alergia a tinta?
Qual queijo tem menos colesterol?
Quantos gramas tem 3 colheres de manteiga?
Por que Kant diz que o entendimento humano é inato?
Quais os principais tipos de samba de roda?
Como se define o marco situacional?
Qual é a velocidade de download de uma internet de 50 megas?