Sociedade estamental é uma forma de organização social na qual a sociedade é dividida em grupos sociais separados uns dos outros por privilégios, sendo a estratificação social garantida pelo proprio Estado.
O estamento constitui uma forma de estratificação social com camadas mais fechadas do que as classes sociais, e mais abertas do que as castas, ou seja, possui maior mobilidade social que no sistema de castas, e menor mobilidade social do que no sistema de classes sociais.
A mobilidade social é baixa e a posição social é determinada pelo nascimento em determinado estamento. As divisões que ocorriam eram entre a nobreza como primeiro estado, o clero como segundo e os servos ou plebe como terceiro.
A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
Considera-se que a sociedade feudal era estamental por ser dividida em estamentos, ou seja: classes sociais fixas de difícil ou nenhuma mobilidade social. Era formada por: Nobreza: os donos de terras, senhores feudais e cavaleiros, que possuíam riquezas e controlavam a produção agrícola ou cuidavam da proteção.
Os bellatores tinham como função as atividades militares, pois seus membros pertenciam à nobreza. Em tempos de paz, os bellatores caçavam e disputavam torneios (nos mansos comuns), em tempos de guerra defendiam a população. Os guerreiros, cavaleiros, senhores feudais eram todos nobres e chamados de bellatores.
No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado). O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas.
Composta por essas três classes (clero, nobreza e servos), a mobilidade social não existia, pois havia uma relação de fidelidade imposta pela doutrina católica, na qual os donos de terra só poderiam doar parte dela a outro nobre.
Para que serve o xarope Arlivry?
Quais os benefícios do remédio Oscillococcinum?
Como deve ser feita uma citação em textos acadêmicos?
O que é bom para tirar caco de vidro do pé?
Como colocar um GIF em um e-mail?
Como impugnar documento na contestação?
Como colocar disciplinas ministradas no Lattes?
Qual é o processo da mediação?
Como inserir Clique Aqui no Word?
Como fazer fração com potência?
Como realmente eram os samurais?
Qual o valor de uma garrafa decorada?
Como é feito o Din Din de Azulão?
O que é preciso para ser um bom poeta?