Resposta:Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma de que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais numa mesma área agrícola.
Define-se como rotação de culturas uma prática agrícola que consiste em alternar em uma mesma área diferentes culturas vegetais seguindo um plano definido anteriormente. ... Um exemplo de rotação deste tipo é a que é feita entre o milho (cultura principal) e as leguminosas como a soja, o guandu, a crotalária e a mucuna.
Uma desvantagem crítica da rotação de cultura está ligada ao fato de não cultivar a mesma cultura todos os anos. O ponto forte da rotação pode ser seu ponto fraco também, sendo que a prática é pouco adotada, muitas vezes, devido ao fato de ter que abrir mão de semear a cultura que dá maior retorno econômico.
São eles:
A rotação trienal foi uma técnica de agricultura praticada na Idade Média. Consistia em dividir um campo de cultivo em três partes, utilizando-as para diferentes culturas de forma rotativa para melhor aproveitamento do solo e, consequentemente, maior produção.
A rotação de culturas é o processo em que se faz a alternação anualmente de espécies vegetais, em uma mesma área agrícola. Estas espécies que serão escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, finalidade para a comercialização e também para recuperação do solo.
Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma de que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais numa mesma área agrícola.
Por alternar os cultivos de maneira planejada e ordenada, a rotação de culturas reduz de forma eficiente os impactos ambientais causados pela monocultura (produção agrícola de apenas uma espécie), como a degradação física, química e biológica do solo e o desenvolvimento de pragas.
Confira as principais vantagens e desvantagens da rotação de culturas
Monocultura | Culturas |
---|---|
Degrada o solo e reduz a produtividade | Conserva o solo e sua produtividade |
Exige épocas de pousio | Não necessita descanso sem culturas |
Tende a aumentar pragas e doenças | Tende a controlar pragas e doenças |
A rotação de culturas é uma das práticas mais importantes no manejo de base agroecológica e consiste na troca planejada de culturas.
A aplicação de um sistema de rotação de culturas adequado apresenta diversas vantagens, entre elas: proporciona uma diversificação na produção, melhora as características do solo, auxilia no controle de doenças e pragas, torna o sistema mais produtivo, promove a ciclagem de nutrientes e ajuda a recuperar áreas degradadas.
As espécies destinadas à rotação de culturas devem ter a finalidade de recuperar e preservar a qualidade do solo, mas também se pode levar em consideração a importância econômica dessas espécies.
A escolha das espécies para um sistema de rotação depende das condições climáticas de cada região, das condições do solo, da época da semeadura, da finalidade da produção, entre outros fatores. Um sistema de rotação adotado em uma região pode ser inviável em outras regiões.
Como ocorre o movimento das cargas elétricas?
O que pode ser feito para diminuir a emissão de CO2?
Qual a medição da sonda nasogástrica?
Como medir altura do paciente?
Como preparar a carne para o bebê de 6 meses?
Para que é indicado a fototerapia?
Como usar uma tiara no cabelo?
Qual a anilina certa para pintar cabelo?
Como saber o tamanho do kimono?
Como preparar acetilcisteína em sachê?
Como se mede o gancho de uma calça?
Como Receber amigos para uma feijoada?
Como medir a amperagem de um fusível com multímetro?
Como preparar a casca do ovo para fazer farinha?
Como lavar os olhos com shampoo de bebê?
Como pedir Certidão de Distribuição Cível?
Como prender o cabelo para ciclismo?