Gutenberg desenvolveu o seu invento por volta do ano de 1430. A máquina de imprensa de Gutenberg contava com uma prancha onde eram dispostos os tipos, ou caracteres, móveis. Esses tipos móveis nada mais eram que símbolos gráficos (letras, números, pontos etc.) moldados em chumbo.
Gutenberg teve o mérito de ter criado e introduzido na Europa o primeiro sistema de impressão de tipos móveis de metal (chumbo e estanho). A tipografia que inventou permaneceu inalterada até o século XX.
A invenção da máquina de imprensa possibilitou a formação das comunidades de leitores (grandes massas de leitores que tinham acesso a livros até então de escassa circulação), bem como a formação de um aparato comercial em torno da leitura – algo que começou a aparecer no século XVIII.
Apenas com a invenção de Gutenberg a propagação de livros, como a Bíblia – o primeiro dos livros inteiros publicados pela técnica da imprensa –, passou a ficar intensa. Isso se dava, fundamentalmente, em razão da facilidade que havia na reprodução dos textos.
Os tipos móveis, em relevo, eram ordenados em caixas tipográficas. Na época, o pigmento era à base de água e não oferecia uma boa aderência. Para sua prensa, Gutenberg usou uma tinta composta de óleo de linhaça e negro-de-fumo, que marcava o papel sem borrar. Ela era aplicada nos tipos móveis com uma trouxa de pano.
3 de fevereiro de 1468 Johannes Gutenberg/Data de falecimento
No início do século XVI, os efeitos provocados pela imprensa de Gutenberg já eram perceptíveis nos principados alemães, sobretudo quando, por meio da imprensa, houve a popularização dos panfletos críticos do reformista Martinho Lutero.
No século XVI, a máquina de imprensa tornou-se muito popular e útil nos principados da Alemanha em virtude da Reforma Protestante,levada a cabo por MartinhoLutero. Lutero traduziu a Bíblia do latim para o alemão, tornado o acesso às Escrituras mais fácil.
As luzes, que pensavam que Gutenberg tinha propiciado aos homens uma promessa universal, cultivavam um modo de utopia. Elas imaginavam poder, a partir das práticas privadas de cada um, construir um espaço de intercâmbio crítico das ideias e opiniões.
Invenção da imprensa História Geral A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial.
Quais são os sistema de produção?
Qual a RDC que norteia as funções dos profissionais de enfermagem do CME?
Como saber se o seu gato foi envenenado?
Qual detergente pode lavar roupa?
Qual é a diferença entre população e comunidade?
Quanto tempo dura um enxerto gengival?
Como fazer uma contraproposta comercial?
Quantas calorias 40 minutos de natação?
Quanto pesa uma garrafa de vinho de 750ml?
Quais cursos estão em alta no mercado de trabalho 2020?
Quais as características de um município?
O que aconteceu com gerson brenner?
Qual a diferença entre doenças hereditárias e genéticas?
Quais as fases do metabolismo de um fármaco?
Qual a diferença entre ventrículo direito e esquerdo?