A pressão exercida pela água que jorra do lençol freático permite que as pessoas fiquem flutuando o tempo todo. Como essa pressão é muito intensa, e a camada de areia que cobre o solo é muito fina, a água quebra a resistência terrestre e passa brotar do chão, ou seja, nem que você queira, conseguirá afundar.
E assim encontramos um fenômeno: o fervedouro, onde é impossível afundar. “É um fenômeno chamado ressurgência hídrica. Acontece que o lençol freático não encontra vazão sob a camada de rocha que é impermeável, e ele nasce com essa pressão que impede que as pessoas afundem.
No Jalapão, há fervedouros de vários tamanhos, formatos, cores de água e intensidade de flutuação. Estima-se que haja mais de vinte em toda a região, mas atualmente apenas oito estão abertos à visitação. Todos eles estão localizados em áreas particulares ao longo da TO-110, estrada que liga Mateiros a São Félix.
E por que é impossível afundar? Nas regiões dos fervedouros passam rios subterrâneos, que não têm para onde escoar. Por isso, a água acaba subindo à superfície, com grande pressão. Durante esse caminho, ela encontra uma areia muito fina, presente no solo.
35 metros
Um dos mais famosos fervedouros do Jalapão é também o maior de todos – com 15 metros de diâmetro e 35 metros de profundidade de águas extremamente cristalinas e incrivelmente azuis, é garantia de um passeio relaxante e imperdível.
Já em São Félix do Tocantins, a cerca de 80 quilômetros de Mateiros, estão os fervedouros, que são pequenos e belíssimos poços de águas quentes e cristalinas formadas de uma nascente de um rio subterrâneo.
Conheça os 9 fervedouros do Jalapão
Um lugar inóspito em que peixes e plantas não existem e cuja concentração de sal na água é 8,6 vezes maior que a dos oceanos. No Mar Morto o visitante é capaz de flutuar em posições impensáveis sem afundar, exatamente por causa do sal. ...
Talvez você já ouviu falar nas águas do Jalapão, localizadas no estado do Tocantins, e nos famosos fervedouros cristalinos onde quem entra não consegue afundar. O que acontece por lá é um fenômeno chamado ressurgência – como é conhecido. O mesmo fenômeno acontece em uma das águas sul-mato-grossenses, lá em Costa Rica.
Por serem “áreas de escape” de lençóis freáticos, cada fervedouro tem diferentes profundidades, com alguns chegando até 75m!! Mas calma, em qualquer um é impossível afundar devido a alta pressão da água!
Como é conhecido o caule do Coqueiro?
Como é feita a análise e descrição de cargos?
Quais são os países mais desenvolvidos 2021?
Quais os fatores que interferem na transferência de imunidade passiva?
Qual a origem do termo Estado?
Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?
O que é o grau comparativo de superioridade?
Onde viajar com bebê em julho?
Qual é a importância do saneamento básico no Brasil?
Quantas fazendas tem o Ratinho?
Qual é a dança típica do Mato Grosso do Sul?
Quais carnes são consideradas de segunda?