Abra o peixe pela barriga, limpe-o bem e lave-o em água corrente. Coloque-o numa vasilha refratária e funda, tempere-o com suco de limão, sal, pimenta e orégano. Deixe em repouso por pelo menos três horas, para pegar bem o tempero.
O xaréu é um peixe de escamas, com coloração singular: no dorso, o tom é azulado; nos flancos, prata com nuances douradas; e no ventre, amarelado. Para fechar, ainda tem uma mancha negra na nadadeira peitoral e outra no opérculo, a peça óssea que protege as guelras.
Com a ajuda de uma faca sem fio, uma colher ou a parte de trás da lâmina da sua faca, retire as escamas do peixe. Raspe a pele delicadamente, na direção oposta a que elas se formam, do rabo para a cabeça. Os movimentos devem ser rápidos, delicados, curtos e de modo que não danifiquem a pele do peixe.
O peixe com a maior variação é o xaréu, cujo preço vai de R$ 10 até R$ 23, de acordo com um levantamento do Setor de Pesquisa e Estatística da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB), divulgado nesta quarta-feira (29).
Principais Características do Xaréu Peixe de escamas, ele tem um tom azulado em seu dorso, suas laterais tem a cor prata mesclado com o dourado e no ventre, um tom amarelado.
Nesse sentido, quando falamos sobre o tamanho do Xaréu, saiba que é comum que os jovens alcancem 24 cm. Mas, existem exemplares maiores que chegam a medir 1,5 m de comprimento e 25 kg de peso.
O recomendado sobre como limpar peixe é raspar a pele com delicadeza e na direção contrária das escamas, indo do rabo até a cabeça. Seus movimentos precisam ser rápidos e ao mesmo tempo curtos, assim a pele do peixe não fica prejudicada.
Este artigo foi visualizado 26 806 vezes. Limpar um peixe é bem simples, embora nem sempre prazeroso. Mas, depois de fazer isso pela primeira vez e provar o glorioso sabor do peixe fresco, você já não se importará mais de lidar com sangue e vísceras.
Quem quer cozinhar o peixe com o couro pode remover apenas as escamas, raspando-as com o lado cego de uma faca. Faça gestos curtos e ascendentes, da cauda em direção à cabeça, para remover rapidamente todas as escamas. Se você não quer a pele, pode simplesmente deslizar a faca entre ela e a carne do peixe para esfolá-lo.
Coloque o peixe em baixo da água corrente para tirar alguma escama presa na pele. Se você estiver limpando um peixe de casca grossa, como o bagre, retire a pele antes do cozimento! A maioria das pessoas não gosta dessa pele espessa e grossa, por isso faça um pequeno corte entre a cabeça e o corpo e puxe delicadamente a pele em direção à cauda.
Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são os melhores peixes para limpar o seu aquário. O Peixe-Palhaço é muito usado neste caso, uma vez que costuma atuar como limpa-fundos. Com ele a limpeza está assegurada, além de acabar com possíveis caracóis que nascem entre os utensílios que servem de decoração.
Como fazer um sistema de filtragem para Lagos?
Como montar um kit para drinks?
Qual o melhor sistema de irrigação para pasto?
Como se escreve 1 milhão e cem?
Como fazer um simpósio online?
Como escrever slides em inglês?
Como começar a escrever um livro evangélico?
Como montar um prato com espetinho?
Como fazer um sistema de energia eólica?
Como fazer um ensaio de filosofia?
Quais as formas de escrever um recado?