O extintor de CO2 age extinguindo o fogo por meio do método de abafamento, expelindo CO2 e reduzindo a concentração de oxigênio no ar. O dióxido de carbono (CO2) é mais denso que o ar e desce sobre as chamas.
O extintor de gás carbônico (CO,), por exemplo, afasta o oxigênio da área que está queimando e apaga o fogo. É recomendado principalmente para apagar incêndios em equipamentos elétricos, porque não conduz eletricidade. ... Já o extintor de espuma, além do oxigênio também elimina o calor.
Além disso, outra vantagem do gás carbônico é que seu efeito de resfriamento dos materiais permite que ele seja utilizado como auxílio no combate de incêndios de classe A....
Gás Carbônico (CO2) – Devido ao CO2 não ser um condutor de eletricidade, os extintores deste tipo são ideais para incêndios de classe C, podendo ser utilizados também em incêndios de classes A e B.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.
GÁS CARBÔNICO (CO2): O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra. São indicados para incêndios classe B e C. E estes são exatamente os casos em que a água não surte efeito, líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.
O extintor de espuma mecânica é utilizado para eliminar o fogo por meio do abafamento. Isso significa que a espuma funciona como uma espécie de “cobertor” e resfria as superfícies (por meio da água). Ele é composto por uma mistura de Líquido Gerador de Espuma (LGE) e água.
A função principal de um extintor de gás carbônico é realizar o abafamento e deslocamento do ar. Em outras palavras, esse utensílio tem a função de impedir o contato do oxigênio com o produto que está em chamas. O gás carbônico não produz resíduo, não é tóxico e ainda não danifica os equipamentos.
Como funciona um extintor de incêndio? Ele ataca pelo menos um dos três fatores que compõem o fogo: o calor excessivo, o material combustível ou a substância comburente. Hoje, há quatro tipos de extintor, que se diferenciam pelo material que expelem, chamado de agente extintor, e pelo tipo de incêndio que combatem (veja o boxe no fim da página).
Extintor de incêndio de gás carbônico. Foto: wavebreakmedia / Shutterstock.com Existem apenas duas formas de se combater uma combustão, partindo-se do princípio que não haja limitação do combustível (a substância que está queimando): a redução da temperatura e a redução de oxigênio.
Hoje, há quatro tipos de extintor, que se diferenciam pelo material que expelem, chamado de agente extintor, e pelo tipo de incêndio que combatem (veja o boxe no fim da página). Mas o modo de funcionamento é sempre o mesmo, com o uso de um gás pressurizado para expulsar o agente extintor pela mangueira.
Como colocar sapatos para secar?
Como transformar shapefile em KMZ?
Qual a forma decimal da fração 35 2?
Como transformar arquivos KML em shape?
Tem como fazer Pix no caixa eletrônico do Itaú?
Como reduzir os impactos ambientais causados pela pecuária?
Como Abrir arquivo SKB no SketchUp?
Como referenciar a diretriz de hipertensão?
Quando o promotor de Justiça recebe o inquérito policial este não poderá?
Como citar Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?
Como o efeito cômico é construído *?
Como a atividade física ajuda a manter uma boa postura corporal?
Quando o homem começou a trabalhar?
Como fazer curativo depois da rinoplastia?
Como as pessoas devem agir em caso de terremoto?
Como surgiram os títulos de nobreza no reinado de Carlos Magno?