Os antiácidos podem diminuir o pH urinário, afetando o nível de eliminação dos fármacos. O efeito é a inibição da excreção de fármacos básicos (por exemplo, quinidina e anfetaminas) e aumento da excreção de fármacos ácidos (por exemplo, salicilatos).
Antiácidos Um antiácido é uma substância que neutraliza a acidez do estômago e é usada para aliviar azia, indigestão ou dores de estômago. Alguns antiácidos têm sido usados no tratamento da constipação e da diarreia. Os antiácidos comercializados atualmente contêm sais de alumínio, cálcio, magnésio ou sódio.
Além de diminuir a azia (queimação causada pelo excesso de ácido), também são indicados para sintomas de má digestão, náusea e dores abdominais. Estes agem interagindo com o ácido estomacal elevando o pH de (em média) 2,0 para valores entre 3,5 e 5,0.
Os remédios antiácidos agem neutralizando o ácido do estômago, que é produzido para ajudar na digestão dos alimentos. Ao neutralizar o ácido, esses remédios fazem com que o estômago seja menos agredido pelo ácido e com que a sensação de dor e queimação diminua.
Se você recorre aos antiácidos ao menor sintoma e diariamente, notará um aumento de gases no estômago em razão da liberação de CO2 dos efervescentes. Portanto, fique atento! Se o desconforto da azia se tornar frequente (duas vezes por semana por mais de um mês), não se automedique, a melhor saída é procurar um médico.
Lista de remédios para azia
Tipo de remédio | Nome comercial |
---|---|
Antiácidos | Gaviscon, Pepsamar. Maalox. Alka Seltzer. |
Antagonistas dos receptores H2 | famotidina (Famox) |
Inibidores da bomba de protóns | omeprazol (Losec), pantoprazol (Ziprol), lansoprazol (Prazol, Lanz), esomeprazol (Esomex, Ésio) |
Como agem os antiácidos? Os antiácidos reduzem a acidez neutralizando o ácido, reduzindo a acidez no estômago e reduzindo a quantidade de ácido que é refluxada para o esôfago ou esvaziada no duodeno.
Dentre as alterações encontradas no sistema gastrointestinal temos a acidez causada pela liberação exacerbada do HCl (ácido clorídrico) pelas células parietais e consequente diminuição do pH (aumento do nível de acidez) no local.
A seguir, saiba mais sobre e veja como age diretamente no corpo, além de conhecer os possíveis riscos que eles podem trazer em alguns casos. Os antiácidos têm como função principal neutralizar o excesso de ácido clorídrico do suco gástrico, auxiliando na digestão de tudo que ingerimos.
Existem dois grupos de antiácidos, os sistêmicos e os não-sistêmicos. Os sistêmicos agem diretamente no trato digestivo e tem ação direta no organismo, já os não-sistêmicos agem exclusivamente no estômago. Alguns elementos são muito utilizados na composição dos antiácidos tais como o Magnésio, o Alumínio, o Carbonato e o ...
Como agem os antiácidos? As bolhinhas que você vê no antiácido efervescente são ácido carbônico. Elas viram gás carbônico ao entrar em contato com a água Depois do terceiro prato de feijoada sempre vem o arrependimento – junto com uma tremenda azia.
“Os antiácidos neutralizam essa substância com uma base”, explica o bioquímico Anselmo Gomes de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara. Lembra-se das aulas de química? Tudo bem, você faltou nesse dia, mas funciona assim: ácidos e bases têm cargas elétricas opostas e tendem a se atrair. Por isso ambos se neutralizam.
Qual a tilápia que cresce mais rápido?
Qual o tempo de secagem do top coat da X&D?
Qual a carne mais barata para carne moída?
Como descobrir a nossa origem?
Qual a diferença entre localidade e comunidade?
Qual a importância do ISO 14001 para a geração atual?
O que é multiculturalismo humanista liberal?
Quais são os piores adoçantes?
Qual melhor tema escuro ou claro?
Quanto tempo leva para secar madeira verde?
Como foi que terminou a Guerra de Canudos?
Quanto tempo demora para crescer a cerca viva?
Como guardar brincos de forma organizada?
O que é hipossuficiência fática?
Qual melhor cartão de crédito Digital 2021?
Qual cerveja tem menos Purina?