Um cidadão alemão que nasce ou se casa na Alemanha deve ter apenas um sobrenome. Se houver dois sobrenomes, eles precisam ser combinados com um hífen. Se o Herr Schmitz se casar com a Frau Müller, a lei alemã permite que o casal mantenha seus sobrenomes originais.
Na maioria das culturas as pessoas têm apenas um sobrenome, geralmente herdado do pai. No entanto, em nomes de origem anglo-saxónica é comum a utilização de um nome do meio entre o nome próprio e o sobrenome, por vezes escolhendo o sobrenome materno para esse segundo nome próprio.
Quando um sobrenome completo composto é conhecido, é em ordem alfabética de acordo com o primeiro nome, mesmo que não estejam separados por hífen. Quando não se sabe, o sobrenome deve ser usado....Por exemplo:
O sobrenome mais popular da Alemanha é Müller. Depois vêm Schmidt, Schneider, Fischer e Meyer. O topônimo mais comum na Alemanha é Hausen, que diz respeito a “Haus” (casa), uma moradia fixa.
Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.
Na língua alemã, von /fɔn/ é uma preposição indicando origem ou filiação. Em alguns períodos históricos e regiões alemãs, era ilegal a todos não membros da nobreza a utilização do von antes do sobrenome. ...
No ocidente, é extremamente comum as pessoas possuírem nomes compostos e com mais de um sobrenome. Normalmente eles são herdados pelos pais e, segundo uma regra imposta pela própria sociedade, são organizados pela seguinte ordem: nome, sobrenome da mãe e sobrenome do pai.
substantivo masculino Nome de família; nome recebido do pai e da mãe, que vem após o nome de batismo: Silva é seu sobrenome e Maria o seu nome.
Outra curiosidade importante é que muitos deles procuram a forma de como são criados os sobrenomes alemães aportuguesados de A à Z, já que no mundo é possível ver pessoas já usando sobrenomes alemães com g e com outras letras alfabéticas.
Como uma variante do sobrenome Kraus, a partir do termo germânico krus, significa "encaracolado", referente às pessoas de cabelo encaracolado. Com origem a partir do nome próprio Werner, esse sobrenome ganha o sentido de "filho do guarda do exército". Este popular sobrenome alemão tem o significado de “pescador” ou “pescadora”.
Mais um sobrenome alemão bem popular e muito bonito que refere-se a profissão de um alfaiate ou costureiro. Fischer é um lindo sobrenome alemão e o quarto sobrenome mais comum na Alemanha, derivado da profissão de pescador. Weber é sexto sobrenome alemão mais comum, derivado da profissão da tecelagem.
Esse sobrenome surge a partir de uma profissão, derivado dos termos germânicos zimber e mann, significa "carpinteiro". Constando na vigésima terceira posição de sobrenomes comuns na Alemanha, Hartmann tem origem com um nome próprio.