Xilema: formado por células mortas, transporta a seiva bruta (formada por água e sais minerais) da raiz até o topo da planta. Floema: constituído por células vivas, que são responsáveis por transportar a seiva elaborada (produtos da fotossíntese) das folhas até as demais regiões da planta.
O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.
O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.
O xilema é um tecido de condução encontrado no corpo da planta em crescimento primário e secundário. O xilema é chamado de primário quando é formado a partir do procâmbio (tecido meristemático primário) e é chamado de secundário quando é formado a partir do câmbio vascular (meristema secundário ou lateral).
Teoria que explica a condução da seiva elaborada - Münch propõe que o acúmulo de açúcares solúveis nas células das folhas, causado pela fotossíntese, faria com que as folhas retirassem, por osmose, um grande quantidade de água das células do xilema.
O súber tem diversas funções para as plantas lenhosas como: proteção mecânica, cicatrização, impermeabilização e isolamento térmico. A proteção mecânica garante a defesa contra patógenos, isto é, organismos que causam doenças.
→ Função do floema Além do transporte da seiva elaborada (substância orgânica produto da fotossíntese) das folhas para toda a planta, o floema também transporta diversas outras substâncias, como aminoácidos, hormônios, lipídios e proteínas.
O tecido do floema é composto por dois tipos diferentes de células, cada uma com funções muito específicas. O tubo real onde a seiva flui é chamado de tubo de peneira e é composto de elementos de tubo de peneira. ... As células companheiras realizam as funções vitais para ela e seu elemento de tubo de peneira.
Como já salientado, o floema é um tecido complexo, sendo constituído por elementos crivados, células parenquimáticas, fibras e esclereides. Os elementos crivados são as células especializadas na condução de substâncias e podem ser de dois tipos: células crivadas e elementos do tubo crivado.
O xilema é um tecido formado por células com parede secundária lignificada e mortas na maturidade. Entre as alternativas, marque aquela que indica o nome da célula do xilema que apresenta perfurações em suas paredes:
Tanto o xilema primário quanto o secundário apresentam os mesmos tipos celulares, entretanto, no primeiro os tipos celulares organizam-se no sistema axial (vertical), enquanto no segundo os tipos celulares organizam-se nos sistemas axial e radial (horizontal).
O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.
O que muita raiva pode causar?
Como calcular o tempo de duplicação celular?
Qual é a relação entre a educação e a sociedade?
O que posso usar no lugar da goma xantana?
Quem derrubou o exército romano?
Como faço para calcular o rol?
Como devem ser prestados os cuidados de enfermagem?
Quais os signos que menos traem?
O que pode causar o envelhecimento da placenta?
Qual o melhor casal de Naruto?
Que horas tomar aminoácidos essenciais?
Qual é o nome da língua dos anjos?
Como funciona a venda coberta de puts?
Quais são os 5 traços de personalidade?
Quais são os três tipos de raízes do arroz?
O que fazer antes e depois da drenagem?
O que é necessário ter para dar cursos livres?
O que o signo de Áries mais gosta?