No usufruto de imóveis, é concedido pelo proprietário do imóvel, por meio de uma Escritura Pública, a uma pessoa (o usufrutuário) que passará a deter os direitos de gozar e usar o imóvel. Esse direito pode ser temporário (por um tempo determinado) ou vitalício (até a morte do usufrutuário).
Sendo o usufruto vitalício e falecido o usufrutuário, basta apresentar um requerimento e a certidão de óbito original (ou cópia autenticada) no Cartório de Registro de Imóveis para que o usufruto seja cancelado na matrícula do imóvel.
Existem alguns tipos diferentes de usufruto, o usufruto vitalício, por exemplo, é aquele que tem validade enquanto o usufrutuário estiver vivo, o usufruto por tempo determinado, é aquele que pode ser feito por tempo determinado, extinguindo-se o usufruto ao fim deste prazo.
Quando se diz que o usufruto é vitalício, significa que terá vigência até o óbito do usufrutuário. O término do usufruto pode estar associado também a uma condição resolutiva (um fato ou evento), podendo voltar para o doador no caso de morte daquele que recebeu em doação.
Em uma doação com reserva de usufruto, a pessoa que doa o imóvel mantém o direito de usufruir do bem. Ele passa a ser chamado de usufrutuário, tendo o direito de morar, alugar ou arrendar o imóvel, por exemplo. O nu-proprietário é a pessoa que passará a deter todos os direitos sobre a propriedade.
31 curiosidades que você vai gostar
A morte do usufrutuário não gera direito aos herdeiros de usarem e fruírem do direito que pertencia ao falecido. Havendo o falecimento, o usufruto será extinto conforme previsto no art.
2- Como fazer esse tipo de procedimento? A instituição da doação com reserva de usufruto é feita no cartório, visto que deve constar na matrícula do imóvel, também é possível de ser realizado através de testamento.
O usufruto extingue-se, cancelando-se o registro no Cartório de Registro de Imóveis, pela extinção da pessoa jurídica, em favor de quem o usufruto foi constituído, ou, se ela perdurar, pelo decurso de trinta anos da data em que se começou a exercer.
Usufruto vitalício é uma doação com reserva de usufruto, feita em cartório, pelo qual o proprietário pode transmitir para outra pessoa a propriedade de um bem, mesmo tendo o direito de continuar a usar este bem e administrá-lo. É um mecanismo muito usado por pais que ainda em vida querem repassar seus bens aos filhos.
Como eliminar bactérias ruins?
Quantos brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza 2021?
Como saber se a próstata está inchada?
Por que o estresse aumenta o cortisol?
Quais são os principais tipos de redes sociais?
Quais são os exercícios ativos livres?
Qual o melhor lugar pra ficar em São Miguel dos Milagres?
Para que serve a água deionizada?
Estou grávida de 5 semanas e sinto cólicas é normal?
Quanto custa um Corolla 2021 para PcD?
Qual o primeiro lugar que o câncer de mama espalha?
Qual a reação da vacina V10 nos cães?
Tem como colorir o Chantininho?
O que fazer para melhorar a terra?