Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Filtração: consiste na remoção, através da passagem da água por filtros de areia, das partículas em suspensão que não ficaram retidas nos decantadores. Desinfecção: eliminação dos microorganismos patogênicos presentes na água em tratamento, através da adição de um agente desinfetante, normalmente cloro e derivados.
Nas Estações de Tratamento de água (ETA´s) a água bruta passa por diversos processos. Os principais são Desinfecção, Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Correção do pH e Fluoretação.
O tratamento da água para consumo humano é exigido por um número diverso de razões, nas quais se incluem: para prevenir que microrganismos patogênicos causem doenças; para controlar o sabor desagradável e o aparecimento de partículas; para remover a cor excessiva da água e a turvação; para extrair os químicos e ...
O tratamento de água para consumo humano inclui técnicas de remoção de microrganismos emergentes e micro contaminantes orgânicos. As técnicas de tratamento incluem coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação e garantem a eficácia na clarificação e desinfecção da água.
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
O tratamento de água industrial recupera a qualidade da água utilizada nos processos de fabricação da indústria. A água utilizada pela indústria tem diversas finalidades que vão, por exemplo, desde a limpeza do pátio até a lavagem de peças e o uso em torres de resfriamento.
O tratamento de água é feito por químicos, biólogos, ou outros profissionais de áreas laboratoriais, que seguem várias etapas, a saber: Oxidação : a primeira etapa do processo é misturar cloro na água para oxidar os metais presentes, principalmente o ferro e o manganês, que se apresentam dissolvidos na água.
Como passa por diversos processos que podem envolver substâncias químicas e metais pesados, a água industrial precisa ser tratada antes de ser devolvida ao meio ambiente, de ser lançada nos esgotos ou mesmo antes de ser reutilizada. Há diversos tipos de tratamentos de água industrial.
Segundo Di Bernardo e Dantas (2005), as tecnologias de tratamento de água para consumo humano, podem ser resumidas em dois grupos, sem coagulação química e com coagulação química. Na Figura, são apresentadas, na forma de diagrama de blocos, as principais tecnologias para tratamento de água.
Qual o segundo órgão mais importante do corpo humano?
Qual a velocidade da luz e do som em km h?
Quantos km CG 125 faz por litro?
Porque Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar?
O que é a assinatura eletronica?
Quanto custa a faculdade de letras?
O que pode fazer a menstruação atrasar?
Como tirar mancha amarela de roupa branca guardada?