Tensioativos ou tensoativos são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos. ... Quando utilizados na tecnologia doméstica são geralmente chamados de emulsionantes ou emulgentes, ou seja, substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão.
Simples: os tensoativos são substâncias que, por possuírem em sua estrutura molecular grupos com afinidade pela água e por lipídeos (gorduras), têm a capacidade de diminuir a tensão superficial ou interfacial de um sistema. “São os higienizantes, emulsificantes, condicionantes e antimicrobianos”, afirma afirma Prof.
Um termo surfactante vem da palavra agente tensoativo. Elas são moléculas anfifílicas e, portanto, são absorvidas na interface ar-água. Na interface, eles se alinham de forma que a parte hidrofóbica fique no ar e a parte hidrofílica na água. Isso causará a diminuição das tensões superficiais ou interfaciais.
O segmento “Tensoativos” compreende os químicos que apresentam, na mesma molécula, grupos polares (hidrófilos), que possuem afinidade com água, e grupos apolares (hidrófobos), sem afinidade com a água, mas com afinidade com óleos.
Os tensoativos são normalmente classificados de acordo com a natureza do seu grupo polar em quatro subsegmentos: aniônicos, não-iônicos, catiônicos e anfóteros.
As propriedades dos tenso-ativos são adsorção e acúmulo nas interfaces, redução da tensão superficial da água; formam micelas, são molhantes, têm ação detergente, formam espuma e são solúveis em água. ... São os responsáveis pela limpeza dos cabelos e por formar espuma.
Surfactante é uma palavra derivada da contração da expressão "surface active agent", termo que significa, literalmente, agente de atividade superficial. Em outras palavras, surfactante é um composto caracterizado pela capacidade de alterar as propriedades superficiais e interfaciais de um líquido1,2.
Entre as principais aplicações dos tensoativos, além da já mencionadas, temos também a produção de agroquímicos, tintas, alimentos, remédios, óleos lubrificantes, entre outros. Atkins, P. W.; Jones, Loretta .
Os tensioativos anfóteros mais comuns incluem N-alquil e C-alquil betaina e sultaina como também álcool amino fosfatidil e ácidos. Entre os tensioativos encontram-se substâncias sintéticas que são utilizadas regularmente, como detergentes e produtos para máquina de lavar louça .
Essas propriedades fazem com que os tensoativos sejam utilizados em aplicações tão diversas como detergentes, agroquímicos, cosméticos, tintas, cerâmica, alimentos, tratamento de couros e têxteis, formulações farmacêuticas, óleos lubrificantes.
Os compostos tensoativos ou surfactantes são substâncias orgânicas que apresentam como característica principal o fato de terem um comportamento anfifílico, ou seja, podem interagir tanto com substâncias polares quanto apolares.
Como cortar um pedaço de uma música no Power Point?
Como pegar cupom de desconto 99pop?
O que fazer quando a prata oxida?
Como as pessoas estão ganhando dinheiro com marketing digital?
Como tirar o celular da caixa postal?
Como acabar com a pele em cima do olho?
Quanto fatura um Disk Cerveja?
Como pegar a parte inteira de uma divisão em C?
Como era feito o cinematógrafo?
Tem como tirar a pausa do Netflix?
Como funciona a sociedade estamental?
Como da print da tela do notebook?
Como eliminar vírus de notificações?
Como ganhar desconto na Magalu?
Como limpar relógio de aço inox?