Evite a superprodução por meio de uma produção puxada Ao estabelecer uma cultura lean (ou “enxuta”) é possível implementar mudanças que irão justamente focar o motivo principal para sua demanda: o cliente. Produzindo apenas de acordo com a demanda, sua indústria evita gastos desnecessários e torna cada tarefa útil.
O desperdício de superprodução algo em demasia ou muito antes do necessário. Isso geralmente ocorre devido ao trabalho com lotes grandes, longos prazos de entrega, relações entre cliente e fornecedor pobre e uma série de outras razões.
4 formas de reduzir o desperdício na indústria alimentíciaControle o seu estoque. O primeiro passo para evitar o desperdício de qualquer tipo de matéria-prima é controlar o estoque. ... Não exagere na produção. ... Organize os processos logísticos. ... Identifique e elimine as falhas na linha de produção.
Pois vamos tentar entender, então, os “7 desperdícios” explicitados por Ohno:Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. ... Espera. ... Processamento desnecessário. ... Estoque. ... Transporte. ... Movimentação. ... Correção.
De forma breve, o desperdício é qualquer ação ou etapa em um processo que não agrega valor ao cliente.
...
8 desperdícios do Lean ManufacturingDefeitos. ... Espera. ... Transporte. ... Estoque. ... Movimento. ... Processamento excessivo. ... Superprodução. ... Habilidades.
18 curiosidades que você vai gostar
A seguir, saiba como evitar os 8 tipos de desperdício do Método Lean.1 – Defeitos e retrabalho. ... 2 – Excesso de produção. ... 3 – Processamento Impróprio. ... 4 – Movimentos desnecessários. ... 5 – Transporte. ... 6 – Excesso de estoque. ... 7 – Intelectual (Pessoas) ... 8 – Espera.
As perdas podem ser classificadas em oito grandes grupos, são eles:Perda por superprodução.Desperdício de material em espera no processo.Desperdício de transporte.Desperdício de processamento.Desperdício em movimentação nas operações.Perdas pela produção de produtos defeituosos.Perdas de estoque.
1 INTRODUÇÃO. ... 2 PRODUÇÃO ENXUTA. ... 2.1 Perda por “Superprodução” ... 2.2 Perdas por Transporte. ... 2.3 Perdas no processamento. ... 2.4 Perdas por fabricação de produtos defeituosos. ... 2.5 Perdas por estoque. ... 2.6 Perdas por movimentação.
Compartilhe1 – Perda por superprodução.2 – Perda por tempo de espera.3 – Perda por transporte.4 – Perda por excesso de processamento.5 – Perda por inventário.6 – Perda por movimento.7 – Perda por defeitos.
MUDA, MURI, MURA, as 3 perdas do sistema TPS
MUDA significa resíduos em japonês e há 7 deles. 7 MUDA são os mais conhecidos e mais exploráveis para reduzir os resíduos. Existem também outros tipos de resíduos, MURI e MURA definidos por Taïchi OHNO, criador do TPS, Toyota Production Systems.
Aprenda a fazer o controle do estoque de matéria-primaFaça o cadastro de todos os materiais. ... Separe os materiais de acordo com a classificação. ... Controle a quantidade utilizada. ... Defina o fluxo de entrada e saída de matéria-prima do estoque.
As causas de falta de matéria-prima estão ligadas à falta de processos e/ou cadastro de produtos mal feitos e/ou utilização incorreta de tecnologia de armazenamento de dados.
Boas práticas para a redução de desperdíciosGestão de materiais e estoque. Gerir o estoque da indústria de maneira mais qualificada é uma das ações mais importantes para se evitar o desperdício. ... Gestão da produção. ... Manutenção preventiva. ... Promova a reutilização de materiais.
A superprodução é um dos maiores temores das indústrias. Ao produzir mais que a demanda, os armazéns ficam lotados e o negócio sofre prejuízo contínuo. Isso porque os produtos parados no estoque estão sujeitos a todo tipo de desgaste e ainda perdem valor com o tempo.
1 Grande produção de determinado produto. 2 Econ Produção maior que a demanda; excesso de produção. 3 Cin , Teat , TV Produção cinematográfica, teatral ou televisiva, caracterizada por elenco numeroso, grandiosidade de cenários, variedade de recursos técnicos e geralmente de custo muito elevado.
Desperdícios Intelectuais
Enxergar o desperdício gerado a partir de uma máquina ou o defeito de um lote é bem mais possível do que observar o mau uso do chamado capital intelectual.
10 erros no processo produtivo industrial: saiba quais você...Comunicação falha. ... Cálculos referentes ao custo de produção. ... Máquinas ou colaboradores ociosos. ... Logística pouco integrada. ... Manutenção inapropriada. ... Ausência de treinamento. ... Estoque mal gerenciado. ... Mão de obra desqualificada na liderança.
1- Superprodução
É considerada “a mãe das perdas”, pois influencia outros processos. A produção em excesso pode, por exemplo, extrapolar a capacidade de estoque de um armazém, zerar a quantidade de matéria-prima e baixar o valor do produto no mercado.
5 Grandes Perdas (Eficiência de Mão de Obra)1 – Perdas por Falhas Administrativas: ... 2 – Perdas por Falhas Operacionais. ... 3 – Perdas por Desorganização. ... 4 – Perdas por Logística. ... 5 – Perdas de Tempo Devido à Medições e Ajustes Excessivos. ... 6 – Perdas por Rendimento de Materiais. ... 7 – Perda por Desperdício de Energia.
Quando um processo está desbalanceado ou sem padrão (mura), observa-se a ocorrência de sobrecarga de equipamentos e pessoas (muri) e, consequentemente, o surgimento de todos os tipos possíveis e imagináveis de atividades não agregadoras de valor, ou seja, desperdícios (muda).
Sistema de produção desenvolvido pela Toyota Motor Corporation para fornecer a melhor qualidade, o menor custo e o lead time mais curto por meio da eliminação do desperdício. O TPS é formado sobre dois pilares, Just-in-Time e Jidoka, e é normalmente ilustrado pela "casa" mostrada a seguir.
Há dois tipos de desperdício: tipo 1 e tipo 2. Muda tipo 1 não cria valor, mas é inevitável dentro de uma determinada situação. Um exemplo seria a inspeção de pontos de solda para garantir a qualidade. Muda tipo 2 não cria valor e pode ser imediatamente eliminado.
Trabalho incidental.
As atividades que são atualmente necessárias para criar um produto para um cliente, mas que não têm nenhum valor do ponto de vista do cliente. Os exemplos incluem a manipulação de materiais, dispositivos de travamento do produto durante o trabalho e retorno de cartões kanban.
Os tipos de leanLean manufacturing. Aqui vemos a aplicação do lean onde ele se originou: no chão de fábrica, com destaque para a indústria automobilística. ... Lean office. ... Lean healthcare. ... Lean construction.
O que é o Lean Thinking (pensamento enxuto)?
Seu principal objetivo é agregar mais valor ao produto a partir da redução dos desperdícios e o aumento do foco na padronização e qualidade dos processos.
Como revender produtos de lojas online?
Qual é a diferença entre diamante e cristal?
Como posso saber se uma fonte é confiável?
Como consultar uma marca no INPI?
Como encontrar fornecedores de roupas de marca?
Como saber se a palavra se escreve com X ou com CH?
Quanto tempo um foguete leva para chegar até à Lua?
Como saber o predicado da oração?
Como reduzir os efeitos colaterais dos corticoides?
Como reverter o Ctrl Z no Photoshop?
Onde ficam salvos os status do WhatsApp?
Como rever um story no Instagram?