Funciona através de um mecanismo de catraca, onde o sentido do movimento do eixo define o seu acoplamento no cubo da roda. Se a roda girar mais rápido que seu eixo, ou o eixo gire no sentido contrário, a catraca desativa e o eixo é desacoplado. Existe também, o automático acionado à vácuo.
Em alguns carros 4x4, a tração dianteira só entra em funcionamento quando é realizada a conexão das rodas da frente com os semi-eixos, isto é feito por meio das rodas-livres. Uma vez acionada, elas conectam as rodas dianteiras com transmissão, auxiliando então as rodas traseiras a tracionarem o veículo.
Havia um mecanismo de roda-livre no câmbio, que podia ser ativado e desativado à vontade por uma alavanca sob o painel no lado esquerdo. Como o mecanismo ficava entre a embreagem e o câmbio, podia-se passar marchas normalmente sem usar a embreagem.
As marcas de roda livre que eu conheço são: ACS, dicta, shimano, suntour, white industries, e se nao me engano profile. para andar em terreno plano uma relação 44x16 rende bem, eu uso esta relação em uma bike aro 700.
ListaZipp 303 Firecrest.Mavic Cosmic Carbone Ultimate.Smart Enve System Series.Campagnolo Bora Ultra Series.Lightweight – A melhor de todas!
37 curiosidades que você vai gostar
Presente em veículos com tração 4×4 de uso temporário, a roda-livre serve para desconectar as rodas dianteiras da transmissão, permitindo a elas girar em falso. Isso ajuda a economizar combustível e componentes como semi-eixos e conexões. ... “Ou seja, se o veículo estiver atolado, o sistema pode não funcionar.”
Motor e transmissão
Caixa de câmbio com 4 marchas a frente, todas sincronizadas, uma a ré com roda livre desligável por cabo abaixo do painel.
Os modelos produzidos pela Vemag no Brasil, com mecânica DKW, foram o sedã Belcar, a wagon Vemaguet (e suas derivadas “populares”, a Caiçara e Pracinha), o jipe Candango e o elegante cupê Fissore, totalizando pouco mais de 115.000 unidades ao longo de onze anos.
O Puma DKW foi o primeiro dos Pumas e é uma versão esteticamente melhorada do Malzoni GT. Nesse mesmo ano, no Brasil, a Volkswagen adquiriu a Vemag e no final do ano encerrou a fabricação de automóveis com motores de dois tempos.
Quando você deve usar a tração 4×4 reduzida
Não engate o conjunto reduzido quando seu carro já estiver atolado. Isso exigirá uma força ainda maior por parte da tração, o que pode danificar o veículo. É importante engatar a marcha reduzida antes de tentar superar o obstáculo, e sempre com o veículo parado.
Coisas da “pequena maravilha” - significado, em tradução livre, da sigla alemã DKW (Das Kleine Wunder).
A Vemaguet foi um automóvel brasileiro produzido pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1967, que teve dois derivados populares, a Caiçara e a Pracinha, produzidos respectivamente entre 1963 e 1965 e entre 1965 e 1966.
A Vemaguet foi produzida pela Vemag SA, uma empresa brasileira que comprou da DKW na Alemanha os direitos para produzir seus modelos no Brasil.
O dia era 19 de novembro de 1956. Naquela data, saíam da fábrica da Vemag (acrônimo de Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.) no bairro Ipiranga, em São Paulo, as primeiríssimas unidades da DKW Universal.
A potência original é de 280 cv a 5.800 rpm, com 40,7 mkgf de torque a 4.000 rpm.
A polia de roda livre é o elo mecânico entre o alternador e o virabrequim do motor. A polia aciona o alternador, o que permite recarregar a bateria. A Polia Livre do Alternador (OAP), também chamada de polia de roda livre, é uma peça sobressalente do alternador completo.
As quatro argolas entrelaçadas representam cada uma das marcas alemãs que se juntaram para a criação da Auto Union. Essas empresas são: Horch, Audi, Wanderer e DKW. Umas da empresas que já se chamava Audi, que significa o sobrenome de August Horch em latim.
A antiga fábrica foi construída em uma área de 1.091.500 metros quadrados no início da década de 40. Com uma arquitetura audaciosa foi um dos maiores impérios automobilísticos brasileiro até a década de 60. Localizada no número 1036 da Rua Vemag, bairro de Vila Prudente, às margens do rio Tamanduateí.
Para atravessar, ative o 4x4 e usando uma marcha reduzida e entre devagar na água. Mantenha o giro sempre alto, evitando que a água entre no escapamento. - Em trechos arenosos ou dunas, caso o carro fique atolado, use o 4x4 reduzido.
Mudança em movimento ou “Shift on the Fly” – Este tipo de sistema permite a mudança manual de tração 4×2 para 4x$ Hi sem precisar de uma parada. A maioria dos sistemas tem um limite de velocidade em que você pode envolver o sistema, normalmente abaixo de 90 km/h.
As marchas reduzidas diminuem o uso freqüente dos freios, já que a compressão do motor mais o aumento de torque proporcionado pelas marchas reduzidas resultam em um poderoso freio-motor, capaz de segurar sozinho, sem os freios, o peso do veículo em uma descida mais radical.
A reduzida normalmente tem seu uso restrito a situações mais extremas, onde é preciso muita força e baixa velocidade. Por exemplo, como em uma subida íngreme, para rebocar outro veículo, um atoleiro, ou lugares alagados.
Tratava-se de uma caixa com duas velocidades que se colocava geralmente antes da caixa de marchas, de maneira que o eixo de saída da redutora se convertesse no primário da caixa de marchas.
O que significa fungos na boca?
Quando o seu amigo começa a namorar?
Como tratar sarna porquinho da índia?
Como imprimir algo maior que a4?
Qual tratamento para fungos Leveduriformes?
Como tratar flebite por Punçao venosa?
Estou com feridas no ouvido o que pode ser?
¿Qué alimentos contienen los gatos?
Qual tratamento para fratura no cóccix?
O que pode ser ferida na ponta da orelha do cachorro?
Como aliviar a dor da sacroileíte?
Como imprimir as linhas no Studio?
Como se entregar de corpo e alma a Deus?
Como se escreve uma hora da manhã?
Como transformar uma imagem em preto e branco no Corel?
Como se entende que a educação reproduz a sociedade *?
Como eu faço para anexar um Documento?