O Plantio Direto é a técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora) usando semeadeiras especiais. Um pequeno sulco ou cova é aberto com profundidades e larguras suficientes para garantir a adequada cobertura e contato da semente com o solo.
Em síntese, o plantio convencional utiliza práticas tradicionais para o preparo do solo. Nesse tipo de preparo, toda a vegetação do terreno é removida e a terra é revolvida por meio da aração e da gradagem, técnicas utilizadas para facilitar o crescimento das raízes das plantas.
O sistema de plantio padronizado é um conjunto de procedimentos que envolvem todo o preparo do solo, a fim de otimizar as condições de germinação das sementes e o estabelecimento das plântulas, até a eliminação de plantas indesejáveis e competidoras (ervas daninhas).
Para implantar o Sistema de Plantio Direto, o produtor deve:
Em vez desse plantio convencional, a Embrapa incentiva os agricultores a deixarem palha e restos das plantas na superfície do solo, e prepararem o solo para receber a semente apenas na linha de semeadura. Esse sistema de manejo incentivado pela Embrapa se chama Plantio Direto.
Como vimos, a grande diferença entre plantio convencional e plantio direto é que o primeiro exige a preparação do solo de forma mais intensiva, enquanto o segundo é conservacionista, mantendo a cobertura morta sobre o terreno.
Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.
Plantio Direto na Palha - PDP - é um sistema de produção agropecuária em que se evita a perturbação do solo e se mantém sua superfície sempre recoberta de resíduos (palha) e/ou de vegetação. ... O PDP pode ser usado por qualquer tipo de agricultor.
Fundamenta-se em três premissas básicas: não revolvimento do solo, formação de palha e rotação de culturas.
As vantagens ou desvantagens do sistema de plantio direto dependem de uma série de fatores e características do solo e do clima da região onde esse sistema é ou será utilizado. É fundamental que, em cada região, o sistema seja adaptado seguindo suas vocações naturais, de forma que seja o mais eficiente possível.
Como no plantio direto não há o revolvimento do solo, a eliminação dessas camadas compactadas deve ser realizada antes da implantação do sistema. 5. Nivelamento da superfície do terreno
Em contrapartida, as vantagens na consolidação do sistema garante aumento da produtividade, conservação e melhoria do sistema produtivo. E também na diminuição de custos de produção. Para tirar todas as dúvidas e conseguir aproveitar todos os benefícios do plantio direto, fizemos este artigo!
Figura 1. Sistema de Plantio Direto de milho Esse sistema de produção requer cuidados na sua implantação, mas depois de estabelecido, seus benefícios se estendem não apenas ao solo, mas também ao rendimento das culturas e promove uma maior competitividade dos sistemas agropecuários.
Como transformar um roteador da Multilaser em repetidor?
Como transformar uma lista em objeto Python?
Como pasar de STL a Solid Works?
Como converter porcentagem para fração?
O que é uma estratégia de leitura?
Como mudar seu estilo na escola?
Qual o mecanismo de ação da digoxina a que classe ela pertence?
Como recuperar um armário velho?
Como estudar inglês sozinho por onde começar?
Quanto tempo dura o ban do CS ranqueado Free Fire?
Como devo meter o CO2 no aquário?
Como escrever mensagem para padre?
Como tratar fraturas no cotovelo?