O para-raios funciona como uma proteção à rede elétrica e a equipamentos ligados a ela por utilizar a indução eletrostática (poder das pontas) para promover um caminho mais fácil a essas descargas elétricas do que ao atingir o dispositivo, de modo que percorrem os cabos até dissipar sua energia no solo.
Instalar para-raio em local residencial O preço médio para realizar a instalação de para-raios em locais residenciais, custa cerca de R$ 1.500,00 para uma cobertura de prédio com 200m².
[ Física ] Haste metálica ligada a uma corrente condutora, destinada a preservar os edifícios da acção do raio.
No mercado, estão disponíveis diversos tipos de Para Raios: Franklin, Gaiola de Faraday, Estrutural, Radioativo, minicaptores, e a lista segue.
Podendo ser realizada em qualquer prédio, a instalação de para-raios pode ser feita em estabelecimentos industriais que possuam mais de 1500 m2 de área construída, ou então em locais com mais de 30 metros de altura.
No mercado, estão disponíveis diversos tipos de Para Raios: Franklin, Gaiola de Faraday, Estrutural, Radioativo, minicaptores, e a lista segue.
As instalações de para-raios, tecnicamente conhecido como Sistema de Proteção para Descargas Atmosféricas (SPDA), são obrigatórias em prédios comerciais ou residenciais multifamiliares a partir de 10 metros de altura.
O Acordo Ortográfico retirou o hífen de para-quedas e para-quedista, com a justificativa de que a noção de composição destes termos já foram perdidas. No Brasil, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) registra apenas a palavra para-raios, não a enquadrando portanto na mesma regra de paraquedas.
Em sua extremidade superior existe uma coroa de quatro pontas coberta por platina para suportar o forte calor gerado pela descarga elétrica. A função básica de um para-raios é proporcionar um caminho seguro para a descarga elétrica. Quando o fio está ligado à terra, o para-raios faz com que a descarga seja conduzida até o solo.
Formação dos raios Uma nuvem eletrizada que esteja passando nas proximidades de um para-raios interage com ele e provoca indução eletrostática. Cargas elétricas de sinal contrário ao da nuvem são induzidas nas pontas metálicas do para-raios e um forte campo elétrico forma-se em suas vizinhanças.
O objetivo do para-raios, entretanto, não é o de atrair os raios para si, mas o de oferecer um caminho pelo qual eles possam atravessar, de modo a produzir a menor quantidade de danos possível. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para-raios radioativo: foram usados no Brasil entre 19, quando foram proibidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), uma vez que sua eficácia não pôde ser comprovada, nada justificava o uso de fontes radioativas, como o radioisótopo amerício-241, que emite radiação alfa e gama.
O que fazer para aliviar crise de ansiedade?
Qual é a estação do ano no Pará?
Como identificar um bebê canhoto?
Qual a função dos pulsos de radiofrequência em exame de ressonância magnética?
Como ver a função crédito no PicPay?
Como saber se o joelho está deslocado?
Como saber se o pato tá doente?
Como saber se meu inglês é fluente ou avançado?
Como limpar saída de água da geladeira?
Como saber se sou herdeiro de alguém?
Como saber se machucado infeccionou?
Como saber se sou uma criança Arco-íris?
Como saber se o colo do útero está afinando?
Quais as consequências de uma embolia pulmonar?