Equipamento de proteção individual (EPI) é qualquer meio ou dispositivo destinado a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade.
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Com a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), boa parte dos acidentes pode ser evitada, reduzindo os riscos e a insalubridade no ambiente de trabalho. ... Dada sua importância, seu uso não é opcional, mas obrigatório.
Para proteger adequadamente, os EPI deverão ser vestidos e retirados de forma correta. A calça e o jaleco devem ser vestidos sobre a roupa comum, fato que permitirá a retirada da vestimenta em locais abertos. Os EPI podem ser usados sobre uma bermuda e camiseta de algodão, para aumentar o conforto.
Equipamento de Proteção Individual ou Coletiva: qual devo...
A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros. descargas atmosféricas; Placas de sinalização; Fitas antiderrapantes de degrau de escada.
Para garantir a integridade física dos trabalhadores, existem duas categorias de equipamentos de proteção regulamentadas por normas do Ministério do Trabalho: os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).
Um EPI de qualidade é aquele que, de fato, protege o trabalhador. Ou seja, é resistente e durável; por isso, não coloca os profissionais em risco caso seja utilizado de forma correta.
Os tipos de EPIs mais utilizados são quatro, e você pode conhecer cada um deles a seguir.
Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) serão preferidos se puderem realizar o mesmo efeito que os EPIs. Caso não seja possível sua utilização em determinado ambiente ou sua proteção seja parcial, os equipamentos individuais tornam-se necessários.
No Brasil, a legislação básica sobre EPI é a Norma Regulamentadora No. 6 (Equipamento de proteção individual), aprovada pela Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada por diversas portarias subsequentes. O órgão público responsável pela regulamentação das normas sobre os EPIs é o MTE Ministério do Trabalho e Emprego.
Em sua ausência, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) assume essa responsabilidade, assim como o treinamento dos empregados que utilizarão os equipamentos e a fiscalização de seu bom estado e uso correto. A NR6 divide os EPIs da seguinte forma:
O órgão público responsável pela regulamentação das normas sobre os EPIs é o MTE Ministério do Trabalho e Emprego. Atualmente vários outros órgãos auxiliam na auditoria e na concessão de CAs - Certificados de Aprovação.
Como acabar com a água verde do lago?
Como formatar um notebook que não tem leitor de CD?
Como usar dois projetores ao mesmo tempo?
Como identificar um risco de deslizamento?
Como formatar o cartão de memória no celular?
Como limpar capa de celular colorida?
O que fazer para limpar carpete?
Como fornecer Protovit para Trinca-ferro?
O que fazer para limpar piscina verde passo a passo?
Como limpar o cano do fogão a lenha?
Qual o procedimento caseiro para limpar dentadura?
Como limpar vidro espelhado de armário de cozinha?
Como limpar couro camurça Claro?
Como limpar borracha máquina de lavar frontal LG?
Como tirar manchas de chaleira de inox?