SAA, sigla para Sistema Americano de Amortização, é um sistema de amortização de dívidas onde os juros de um empréstimo são pagos periodicamente, porém a quitação do empréstimo se dá por meio de uma única parcela que deverá ser paga ao final do contrato.
Quem opta pelo sistema americano de amortização são aqueles que buscam pagar o valor principal do empréstimo sem os juros em uma única parcela. Para que isso aconteça, os juros vão sendo pagos periodicamente ou capitalizados e pagos juntamente com o valor principal, dependendo dos critérios estabelecidos no contrato.
O cálculo da amortização na contabilidade é o seguinte: (Valor inicial – Valor residual) / Vida útil. O resultado dessa conta é o valor que deve ser amortizado.
No Brasil, os financiamentos utilizam diferentes modalidades de amortização, sendo os mais usados o Sistema de Amortização Constante- SAC- , e a tabela Price, cuja diferença se baseia no valor das parcelas, que pode ser fixo ou variável.
"O sistema SAC (Sistema de Amortização Constante) é preferível à tabela Price porque representa uma economia de cerca de 10%, em média. A vantagem da tabela Price é que a parcela inicial é, normalmente, bem menor.
37 curiosidades que você vai gostar
Sua dúvida é se você deve amortizar a dívida pagando as últimas parcelas e reduzindo o prazo do financiamento, ou reduzir o valor das parcelas, mantendo o prazo do financiamento, certo? No seu caso, a melhor opção, em princípio, é a primeira, pagar as últimas parcelas, reduzindo o prazo do financiamento imobiliário.
Veja como é feito na prática: Se o Senhor João fez um empréstimo de R $ 100 mil, que foi financiado em 60 meses com juros de 0,68%, veja abaixo os valores das parcelas da seguinte forma: Valor da amortização: R$ 100 mil ÷ 60 meses = R$ 1.666,67 (valor constante da amortização);
Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.
Para se ter o percentual de amortização basta dividir o valor da dívida pelo número de meses acordados para realizar o pagamento.
Juros = Capital × taxa × tempo.
A fórmula de cálculo é: J = C*i*t. Sendo que o J são os juros e o C é o capital. O i é a taxa de juros e t é o tempo.
A fórmula para calcular os juros compostos é: M = C. (1-i)^n, sendo M o montante, C o capital inicial, i a taxa de juros e n o tempo.
Como dito acima, os principais métodos ou sistemas de amortização são o Sistema Francês (PRICE), o Sistema de Amortização Constante (SAC), o Sistema de Amortização Crescente (SACRE) e o Sistema Linear (GAUSS).
Na tabela SAC, as parcelas são mais altas no começo e diminuem no final por conta da amortização mensal do valor financiado e a diminuição progressiva dos juros. Já na tabela Price, as prestações começam baixas e são fixas durante o financiamento até o final.
Sistema de Amortização Constante (SAC): A amortização da dívida é constante e igual em cada período. Sistema Price ou Francês (PRICE): Os pagamentos são iguais. Sistema de Amortização Misto (SAM): Os pagamentos são as médias aritméticas dos sistemas SAC e Price.
Antecipar as parcelas é recomendado principalmente para quem passa por dificuldades financeiras. Como os juros são cobrados pelo saldo devedor, ao escolher a antecipação você quitará a dívida, eliminando juros e taxas.
A principal vantagem de antecipar as parcelas do financiamento é o desconto que você obtém. Quanto menor for o tempo do financiamento, menores serão as suas despesas com as taxas de juros envolvidas nessa operação.
No exemplo acima, a amortização foi no tempo da dívida, ou seja, para encurtar o prazo do financiamento. Isso evita que o cliente tenha que pagar anos e anos de juros sobre juros. Mas também é possível amortizar o valor das parcelas, fazendo com os valores mensais encolham.
Vantagem do sistema de amortização SAC ou Mix
A principal vantagem do SAC é que a amortização nas primeiras parcelas é maior, já que elas são parcelas mais caras. O ponto positivo do Itaú MIX é não ter variação nos 3 primeiros anos de contrato.
A grande diferença entre os dois sistemas é que no SAC, devido a parcela inicial maior, a redução do saldo devedor é mais rápida do que no sistema Price. ... Assim, é possível verificar que a redução do saldo devedor ao longo das parcelas é menor na Price do que no SAC.
São duas opções: financiamento com sistema de amortização costante (SAC) ou um sistema misto (MIX). No SAC, o valor das parcelas diminui a cada mês. Já no MIX o valor começa com valor mais alto nos primeiros meses e passa a ficar menor a partir do 37 mês.
Mas qual é a melhor forma de amortizar o financiamento imobiliário? Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.
Para fazer isso na calculadora HP12C, basta clicar uma vez na tecla de multiplicação (que corresponderá a um ano). Em seguida, quatro vezes na tecla de igualdade. O resultado obtido nessa operação terá o mesmo valor que mostramos anteriormente.
A fórmula usada para esse cálculo é M = C + J; Taxas de juros: percentual do custo ou remuneração paga pelo uso do dinheiro, dada pela razão entre o juro e o capital (J/C).
Qual é a responsabilidade socioambiental?
O que é uma variável global Python?
O que é serviço de odontologia?
Quanto tempo vive um periquito verde?
Como é feito o exame grafotécnico?
O que é AR segurança do trabalho?
Qual score é considerado alto?
O que é um tribunal é uma vara?
Como é feito o exame de HPV em homens?
Como o voltímetro deve ser ligado ao circuito?
Como ativar mais de um PS4 como principal?
Como identificar objetos diretos e indiretos em uma frase?