O sistema colonial é um conjunto de relações entre as metrópoles e as colônias. O principal objetivo desse sistema era o enriquecimento da burguesia através do Estado, de acordo com a doutrina do monopólio e do protecionismo.
O Pacto Colonial, ou Exclusivo Metropolitano, era um tipo de política administrava que as coroas europeias, como o Império Português, instituíram em suas colônias nas Américas. Esse “pacto” instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou. ...
Parte importante da política mercantilista da Europa, o sistema colonial entrou em crise por conta de uma contradição: para explorar a colônia, a metrópole precisava desenvolvê-la; quanto mais a colônia se desenvolvia, mais se aproximava da independência.
é o conjunto das relações entre as metrópoles e suas respectivas colônias, num dado período da história da colonização. Especificamente, o período do Antigo Sistema Colonial vai do século XVI ao final do século XVIII.
Como afirmado anteriormente, o Pacto Colonial foi uma prática que vigorou não só em Portugal e na Espanha, mas também na Inglaterra e suas colônias americanas. E foi um dos principais motivos de revoltas dos colonos que acabou levando ao processo de Independência dos Estados Unidos, assim como no caso português.
Em 22 de janeiro de1808, D. Essa medida, que eliminava o exclusivo metropolitano sobre o comércio da Colônia, desferia um golpe mortal no Pacto Colonial, constituindo o primeiro grande passo para a Independência efetiva do Brasil. ...
O sistema de exploração das colônias americanas entrou em crise: ( ) No final do século XVIII.
Para superar esse momento de crise, os portugueses ampliaram a fiscalização na colônia e criaram mecanismos que pudessem aumentar a arrecadação da Coroa em terras brasileiras, e nesse mesmo período várias expedições foram organizadas em busca de metais e pedras preciosas no interior do território.
Isso tornava a produção colonial altamente especializada e voltada para os interesses da metrópole. Na montagem de um sistema produtor na América, os recursos naturais como terra eram abundantes. Os capitais de um modo geram, eram escassos e a mão-de-obra era ate abundante em alguns países europeus.
Essa exploração colonial era a principal característica do sistema, que também é um importante elemento na economia das metrópoles europeias. E acabou se tornando um componente essencial do Antigo Regime.
A importância metodológica desse conceito é que nunca podemos iniciar o estudo da história de uma colônia a partir dela própria, pois, em primeiro lugar, faz-se necessária a compreensão das razões pelas quais certas nações precisaram colonizar áreas periféricas.
O sistema plantation tem como base quatro princípios essenciais: Latifúndio: com a utilização de grandes extensões de terra para a produção em escala e submetido ao proprietário das terras; Mão de obra escrava: os escravos eram a principal fonte de mão de obra e trabalhavam em troca de lugar para morar e alimentos;
Onde é a dor do nervo ciático?
Quanto tempo devo tomar a castanha da Índia?
Quais os antipsicóticos mais moderno?
Como é feito o grafite do lápis de cor?
Como estragar a visão para usar óculos?
O que são macro determinantes?
São formas de democracia direta?
Como são as técnicas de preparo de células para observação no microscópio óptico?
Onde criar um E-book gratuito?
Como ativar a função NFC no iPhone?
Qual a importância de conhecer o ciclo solar?
Quais os tipos de paisagens naturais do Brasil?