O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.
O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.
A sedação tem efeito pontual, dura somente o tempo do exame, e o paciente acorda logo depois. Do início ao fim, ele recebe monitoramento cardíaco e fica conectado a uma fonte de oxigênio.
A endoscopia digestiva alta é realizada com sedativos intravenosos, pois o procedimento pode causar náuseas. O tempo de sedação dura somente até o exame ser concluído. O procedimento é seguro e é colocado um protetor de boca para evitar que o endoscópio seja mordido.
“É um exame extremamente seguro, o risco de complicações na endoscopia alta é muito pequeno, assim como o risco da colonoscopia, que é o exame que avalia o intestino grosso. Todos os dois são extremamente necessários para prevenção de câncer e para diagnóstico das doenças gastrointestinais”, explica Roseane.
28 curiosidades que você vai gostar
Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.
De acordo com os especialistas não há contraindicações para realizar a Endoscopia digestiva alta, mas é preciso ter alguns cuidados com pessoas que tem problemas de saúde, cardíacos, respiratórios ou neurológicos. Os especialistas sempre irão alertar e indicar qual melhor conduta.
4) Recomenda-se que os profissionais usem sedação à base de propofol (administrada por endoscopista ou anestesia) para melhorar a segurança e o conforto do paciente e / ou a conclusão bem sucedida do procedimento.
No dia do exame, 30 minutos antes da hora marcada, você deverá beber um frasco de dimeticona gotas (Luftal®, Flagass®). Esta medicação retira a espuma que recobre o estômago, ajudando no seu exame.
Como se afastar de todo mundo?
Como se pode desenvolver asma depois de adulto?
Como o gás carbônico sai do corpo?
Quem vai matar o Negan em The Walking Dead?
Como amolecer palmito pupunha?
Como preparar o barro para cerâmica?
Como preparar o chá de tamarindo?
Como se preparar para pregar pela primeira vez?
Qual o melhor cicatrizante para plantas?
O que o bebê pode comer com 4 meses?
Como preparar o peixe Grumatã?
Qual a principal alteração fisiológica ocorrida no organismo em locais de grande altitude?
Como fazer perfume de Pomba Gira para atrair homem?
Como se preparar para o exame de Streptococcus?