O reflexo da tosse é composto por três fases: inspiratória, de compressão e expiratória14. Na fase inspiratória, o indivíduo realiza uma inspiração rápida e profunda. Na fase de compressão, a glote se fecha e ocorre aumento da pressão intrapleural pela contração dos músculos expiratórios.
O reflexo da tosse envolve cinco grupos de com- ponentes: receptores de tosse, nervos aferentes, cen- tro da tosse, nervos eferentes e músculos efetores. O mecanismo da tosse requer um complexo arco reflexo iniciado pelo estímulo irritativo em receptores distribuídos pelas vias aéreas e em lo- calização extratorácica.
Em casos severos, a tosse prolongada pode causar lesões de fatiga nas costelas inferiores e costocondrite, uma inflamação do tecido conjuntivo entre o osso do peito (esterno) e as costelas. As complicações crônicas são comuns. Em certos casos, elas podem resultar até em hérnias abdominais ou pélvicas.
Contudo a tosse pode ser classificada, quanto à sua duração, de aguda – quando de curta duração - ou de crónica – quando de longa duração. Por outro lado, a tosse pode ainda ser caracterizada de produtiva (com expectoração) e tosse não produtiva (ou seca).
A tosse, geralmente, não deve ser totalmente suprimida, devido à importante função que desempenha na expectoração e na limpeza das vias aéreas. Entretanto, se a tosse for grave, prejudicar o sono ou se provocada por determinadas causas, vários tratamentos podem ser utilizados para suprimi-la.
A tosse noturna pode ser causada por gripes, resfriados ou alergia, por exemplo. A tosse noturna é irritativa e excessiva, podendo dificultar o sono, já que quando a pessoa se deita, a drenagem das secreções das vias respiratórias fica mais difícil, favorecendo o seu acúmulo e estimulando a tosse.
Os três tipos de tosse que podem ser identificados são: a tosse produtiva, a irritativa e a seca. A primeira é aquela quem tem muco ou catarro. A infecção viral costuma ser a causa daquele muco branco ou incolor. Já a inflamação bacteriana geralmente produz um muco mais amarelado.
A epiglote fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos pelo canal errado. Dessa forma, quando a epiglote falha por qualquer motivo, o alimento ou o líquido é extraviado e segue pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões.
O reflexo da tosse ocorre em três estágios: primeiramente ocorre a inalação de uma certa quantidade de ar que é depois expelido contra a glote fechada e finalmente a glote se abre e um grande volume de ar é liberado dos pulmõesacompanhado de um som distinto.
Na tosse produtiva a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, esse catarro parece não existir. É importante avaliar se a tosse é realmente seca, ou se a secreção não flui por desidratação ou tratamento incorreto. A tosse pode ser sintoma de muitas doenças bastante variadas, do resfriado comum ao câncer de pulmão.
A tosse pode ocorrer como um reflexo temporário, servido para limpar a garganta, podendo até mesmo ser induzida. No entanto, a ocorrência de tosse permanente está envolvida com processos infecciosos do trato respiratório.
Existem situações em que a tosse é apenas um sinal de alguma condição de saúde. Nas alergias, na bronquite e na asma, por exemplo, a tosse acompanhada de chiado (som característico do tórax) é particular de crises, necessitando o uso de medicação.
Como diferenciar apendicite de gases?
Qual o nível ideal de prolactina para engravidar?
Quais as características que os vírus possuem em comum com as bactérias?
Quem é o maior psicopata do mundo?
Como organizar os ícones na tela do Android?
Quais cuidados o mecânico deve ter ao manusear substâncias químicas que são utilizadas nas oficinas?
O que é nota fiscal e quais informações que ela contém?
Quem tem problema no rins pode tomar suco de abacaxi?
Quantas reservas existem no Brasil?
Quando o bezerro começa a comer?
Como o receptor GPS calcula a distância até um satélite?
Qual a praia mais limpa do Paraná?
Como fazer o TPC depois do ciclo?