O agente de trânsito aponta o equipamento para o carro e, se a velocidade for superior ao limite da vida, a placa é fotografada. Quando o radar funciona via ondas de rádio, o alcance tem o limite de um quilômetro.
500 metros
Uma vez constatada a viabilidade da utilização do radar móvel, é fixada por lei a distância mínima de 500 metros entre um aparelho e outro. Em vias rurais e rápidas (acima de 80 km/h), essa distância aumenta para 2 km. Trechos inferiores a 5 km não podem receber fiscalização eletrônica.
O radar tipo pistola usa um transmissor e um receptor de ondas de rádio. Ao ser acionado, ele emite o sinal em direção ao veículo. Ao chegar no carro esse sinal é refletido com uma diferente freqüência, e então é novamente capturado pela pistola.
Existem dois tipos de radares fixos para flagrar o excesso de velocidade. O primeiro é aquele apelidado de pardal, que fica pendurado num poste. ... Mas existe também o radar oculto, do tipo pistola, que o policial tem na mão e aponta para o automóvel. Ele fotografa o carro e registra a velocidade.
Os sensores funcionam por meio de detecção magnética, conforme o tamanho da massa metálica sobre o sensor, que identifica o tipo de veículo fazendo então o cálculo da velocidade e registro de imagens de acordo com o tipo de veículo. ... Ainda a velocidade mostrada no equipamento é a velocidade real do veículo.
CET: Os equipamentos eletrônicos Fixos e Estáticos possuem os pontos de captura de até 15 metros, em média. Por sua vez, os equipamentos portáteis (pistolas) podem atingir até 70 metros durante a fiscalização.
O radar móvel é um dispositivo de aferição de velocidade, normalmente instalado de forma provisória em vias públicas. Seu funcionamento segue o mesmo princípio dos radares fixos: visa detectar possíveis abusos do limite de velocidade imposto nas vias em que operam.
Já os radares de velocidade que funcionam via ondas de rádio verificam a velocidade no limite de 1 Km. Perceba que a distância não tem relação direta com a mobilidade do aparelho, mas com a tecnologia que ele utiliza.
Uma crítica que se faz aos agentes de trânsito em relação à forma como operam os radares móveis é quando se escondem ao utilizar o aparelho. De fato, é perfeitamente possível para um agente utilizar um radar sem ser percebido pelos motoristas. E depois, em casa, você recebe a surpresa por correspondência: uma nova multa a pagar.
O tipo mais comum entre os radares móveis é conhecido como pistola. Você certamente já o viu em ação em estradas, quando um agente da polícia aponta um equipamento em direção aos carros e, com ele, detecta se o veículo está acima da velocidade permitida e tira uma foto para comprovar o fato.
Pode misturar tinta castanho claro com loiro escuro?
Como saber a reputação de uma empresa no Reclame AQUI?
Qual região é a maior produtora de leite?
Como calcular o valor do bem casado?
Quando aperta a barriga dói o que pode ser?
O que faz a testosterona aumentar?
Qual a diferença entre as línguas orais-auditivas e as línguas visuais espaciais?
Como cozinhar o feijão na garrafa térmica?
Qual fato histórico se deu em 02 de dezembro de 2015?
Quais os sintomas de bactéria na boca?
Porque a Brahma duplo malte espuma?
Precisa de receita para comprar lidocaína?
O que faz um administrador de agronegócio?