O padrão IEEE 802.11 possibilita a transmissão de dados numa velocidade de 1 (obrigatório) à 2Mbps (opcional), e especifica uma arquitetura comum, métodos de transmissão, e outros aspectos de transferência de dados sem fio, permitindo a interoperabilidade entre os diversos produtos WLAN [Soares95].
Camada de enlace de dados
Camada | Protocolo |
---|---|
5.Sessão | NetBIOS ... |
4.Transporte | NetBEUI, TCP, UDP, SCTP, DCCP, RIP ... |
3.Rede | IP (IPv4, IPv6), IPsec, ICMP, NAT ... |
2.Enlace Subcamada LLC Subcamada MAC | Ethernet, IEEE 802.1Q, HDLC, Token ring, FDDI, PPP, Switch, Frame relay, ATM, ARP, RARP ... |
Função
O CSMA/CA é um método de controle de acesso ao meio sem fio que, ao contrário do CSMA/CD, antes de transmitir efetivamente um pacote (dados), a estação transmissora avisa sobre a transmissão e em quanto tempo irá realizar a tarefa para prevenir (evitar) que uma colisão ocorra.
Os nomes dos campos são: campo de início de quadro, campo de endereço, campo de comprimento/tipo, campo de dados, campo de seqüência de verificação de quadro.
Atributos do Quadro Ethernet. Os campos principais no quadro Ethernet são: Campos Preâmbulo e Delimitador de início de quadro: os campos Preâmbulo (7 bytes) e Delimitador de início de quadro (SFD), também chamado de Início de quadro (1 byte), são usados para a sincronização entre os dispositivos de envio e recebimento.
O ARP é um protocolo de pergunta e resposta utilizado para mapear dinamicamente endereços da camada 3 (rede) com a camada 2 (enlace). Tipicamente, ele é utilizado para mapear endereços IPs (Internet Protocol) em endereços MAC (Media Access Control). ... O protocolo ARP foi originalmente definido pela RFC 826.
Primeiramente, vamos analisar a camada de Enlace de Dados que é dividida em duas subcamadas: MAC (Medium Access Control) e LLC (Logical Link Control). A subcamada MAC é responsável por determinar como o canal será alocado e a LLC, também chamada de Enlace Lógico, oculta as diferenças entre as variações do 802.
Os padrões atuais do protocolo Ethernet são os seguintes: 1 megabits/seg: 10Base-T Ethernet (IEEE 802.3) 2 megabits/seg: Fast Ethernet (IEEE 802.3u) 3 gigabits/seg: Gigabit Ethernet (IEEE 802.3z) 4 gigabits/seg: 10 Gigabit Ethernet (IEEE 802.3ae)
Embora o cabeamento seja idêntico ao de uma Ethernet com hub (Ethernet Compartilhada), com switches no lugar dos hubs, a Ethernet comutada tem muitas vantagens sobre a Ethernet média, incluindo maior largura de banda e cabeamento simplificado.
Uma placa de rede Ethernet típica com conectores BNC (esquerda) e RJ-45 (centro). Ethernet é baseada na ideia de pontos da rede enviando mensagens, no que é essencialmente semelhante a um sistema de rádio, cativo entre um cabo comum ou canal, às vezes chamado de éter (no original, ether).
Há quatro tipos de quadro Ethernet : O quadro Ethernet versão 2 ou quadro Ethernet II, chamado quadro DIX (iniciais de DEC, Intel, e Xerox ). É o mais comum atualmente (2005), já que é muitas vezes usado diretamente pelo Protocolo Internet.
Quanto tempo ovo de colher pode ficar na geladeira?
Para que serve a fogueira na Booyah?
Quantos km com 1 litro faz a Fazer 150?
Qual é a época do Limao galego?
Como deve ser a sala de serviços farmacêuticos?
Como funciona o WhatsApp Ilimitado da Claro?
O que é mapeamento genético para câncer?
Pode fazer progressiva duas vezes no mês?
Como saber o peso de uma viga?
Como diluir 5 litros de cloro?
Como os esportes podem ser classificados?
Como saber se é cumulativo ou não cumulativo?
O que é fundamental para o planejamento de uma boa aula de ginástica?
Quais são os crimes hediondos e quais são os crimes equiparados a hediondos?