O período pós-operatório tem como principal objetivo a observação da recuperação de um paciente que acabou de passar por um procedimento cirúrgico. Geralmente, ele recebe auxílio de uma equipe de saúde – que lhe ampara em todos os quesitos, desde medicamento, curativos e outras assistências de prevenção.
O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. . Pós-operatório imediato - Compreende as primeiras 12 ou 24 horas após o término da cirurgia. Sua real duração depende do porte ou gravidade da cirurgia e do estado em que se encontra o paciente ao seu término.
O pós-operatório é o momento após uma cirurgia e que precisa de cuidados especiais até a total reabilitação do paciente. É um momento delicado, no qual o paciente precisa muito da ajuda da equipe de enfermagem. Por isso, é fundamental que a equipe esteja pronta e atenta para as necessidades de cada paciente.
Manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, de fácil digestão e em pequenas porções são boas dicas. Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, não se deve consumir bebidas alcoólicas ou fumar.
Dentre as principais causas dessa, tem-se: A atelectasia, que costuma ocorrer nas primeiras 24hrs; flebite, nas primeiras 48hrs; infecção do trato urinário, em até 72hrs; infecção da ferida operatória em até 5 dias após; e abcesso/coleção intracavitária com um período de até 7 dias depois.
26 curiosidades que você vai gostar
As complicações mais importantes e mórbidas são a atelectasia pulmonar, a insuficiência respiratória, a exacerbação de condições respiratórias pré-existentes e o tromboembolismo pulmonar. A função pulmonar é alterada simplesmente pela realização de um procedimento cirúrgico.
Resultados dentre as complicações encontradas no pós-operatório, destacaram-se as complicações pulmonares (82,5%) e as cardíacas (30%). Notou-se que a monitoração do equilíbrio de líquido e dos sinais vitais, seguido pelo reconhecimento na alteração da pressão sanguínea foram os cuidados de enfermagem mais ofertados.
Durante o período pós-operatório o enfermeiro realiza ações com o objetivo de auxiliar na recuperação anestésica e prevenir possíveis complicações, como: admissão do paciente na sala de recuperação, avaliar o nível de consciência, avaliar condição dos curativos e dos drenos, controle da dor, monitorização dos sinais ...
Os cuidados de enfermagem no pós-operatório abrangem exercícios com as pernas, deambulação precoce, meias antiembólicas, hidratação adequada e baixa dose de heparina. Alguns pacientes podem apresentar infarto agudo do miocárdio ( IAM ). Os sinais e sintomas são: dor torácica, dispnéia, taquicardia, cianose e arritmias.
Sou consultora Quero fazer pedido Natura?
Como colocar desenhos no PowerPoint?
Como regularizar um veículo média monta?
Como regularizar uma moto que nunca foi emplacada?
Como legalizar uma obra já construída?
Qual o vaso ideal para jabuticabeira?
Quando morre CPF e cancelado automaticamente?
Quem deve assinar o estatuto de uma associação?
O que deixa o CPF irregular na Receita Federal?
O que fazer quando a empresa é excluída do Simples Nacional?
O que é a Faixa de Opções do Excel?
Como regularizar energia elétrica?
Como trabalhar quantidades na educação infantil?
Quais os temas contemporâneos transversais?
Quais são as competências do projeto de vida?
Como utilizar os jogos em sala de aula?
Quais os objetivos do desenho Livre na Educação Infantil?
Qual a importância das relações interpessoais na educação infantil?