Tubos Bourdon são tubos com formato radial com uma seção transversal oval. A pressão do meio de medição atua no interior do tubo e produz um movimento linear no final deste tubo. Este movimento é proporcional à medição da pressão que é indicada pelo ponteiro através de um sistema mecânico de movimento.
François Louis Bourdon, dito Bourdon de l'Oise do nome de seu departamento (Rouy-le-Petit, 11 de janeiro de 1758 - Sinnamary, 22 de junho de 1798), foi um político francês do período da Revolução.
A principal diferença entre os instrumentos é que “manômetros de tubo de Bourdon carregáveis não em escala total” não devem ser operados permanentemente na faixa acima de 75% do valor total (FE).
Existem três tipos de manômetros que utilizam um dos tipos dos tubos de Bourdon. Como citado anteriormente, estes possuem o mesmo princípio de funcionamento diferindo apenas no formato do tubo mesmo. Será abordado nesta primeira parte o tubo de Bourdon tipo C.
Os tubos de Bourdon são uma invenção do engenheiro francês Eugene Bourdon, que foi patenteada por volta de 1850 (existem algumas divergências na literatura) na França. Importante ressaltar que até os dias atuais os chamados Manômetros de Bourdon são uns dos instrumentos mais utilizados em todo o mundo para medição de pressão.
O tubo é fixado via solda num soquete, que estabelece a conexão ao processo. O fluido do processo passa pelo soquete e enche o tubo. A outra extremidade é tampada com um End Piece e fica livre. Com a alteração de pressão do processo e assim dentro do tubo, a expansão do tubo muda, que gera um movimento no final livre.
Como saber se tenho conta no PagSeguro?
O que faz aumentar a gordura visceral?
Como diagnosticar hiperacusia?
Como incluir calendário no Word?
O que é incompetência istmo cervical?
Como saber se tenho mãe narcisista?
Como postar Challenge no Instagram?
Como funciona o GPS do relógio?
Como funciona o Google apresentações?
Como usar o Google Forms no celular?
O que quer dizer uma pessoa estressada?
Como funciona um Estado teocrático?