O iodo serve como uma matéria prima para o organismo produzir duas moléculas fundamentais em nosso corpo, que são a Tiroxina - T4 e também a Tri-iodotironina - T3. Não é possível produzir tais substâncias sem o aporte adequado de iodo.
Para que você tenha ideia da importância do iodo como base do funcionamento da tireoide, os hormônio citados acima são responsáveis pelo crescimento físico e neurológico, pela manutenção da temperatura corporal, pelo controle da oxidação celular entre outros.
O iodo 131 é o mais utilizado no tratamento, no entanto, o iodo 123 é a melhor opção para a realização do exame, visto que tem menores efeitos e duração no organismo. Para realizar este tipo de procedimento na tireoide é necessário um preparo especial, que consiste em evitar alimentos e medicamentos que contenham iodo cerca de 2 semanas antes.
Uma intoxicação de iodo também apresenta problemas sérios como o hipertiroidismo, ou seja, quando a glândula da tireoide produz hormônio em excesso podendo apresentar nódulos tireoidianos, por exemplo.
O tratamento com iodo radioativo no câncer da tireoide está indicado como forma de eliminar resquícios de células cancerígenas após a remoção da tireoide, diminuindo o risco de recidiva do câncer. Em alguns casos, também pode ser utilizado para ajudar a eliminar metástases, e os sintomas produzidos por elas.
Qual é o médico que cuida do baço?
Quem usa lente de contato pode chorar?
Como podemos realizar atividades físicas e ou exercícios físicos com maior segurança?
Como fazer o cálculo de gasto de combustível?
Pode diluir amoxicilina comprimido na água?
Como colocar o 2 ao Quadrado no teclado do celular?
Quanto tempo para validar meu MEI?
Qual a cerveja mais forte de álcool?
Quanto uma design de sobrancelhas ganha por mês?
Qual a diferença de WEP WAP wap2?
Onde na Bíblia fala de Jesus no barco?
Para que serve o QuickSupport?
Como manter uma conversa interessante no whatsapp?
Qual a base do sistema Android?
Quais são as competência organizacional?