Faça o filtro funcionar Os mais aventureiros podem misturar água e terra dentro da garrafa PET, já que as partículas do barro são maiores e ficam retidas no filtro. Quem fizer esta experiência vai perceber que a água barrenta fica um pouco turva, e pode ser filtrada novamente, até ficar o mais transparente possível.
Ao colocar a água suja no topo do filtro a mesma passa pela a areia grossa que consegue reter partículas grossas, pela areia fina, que retém partículas intermediárias, pelo carvão, que adsorve compostos solúveis presentes na água e pelo algodão que retém partículas finas.
De maneira geral, um filtro precisa ser capaz de remover impurezas indesejadas da água, como sedimentos, gosto, odor e bactérias. Nos mais comuns, que funcionam sem eletricidade, a água passa por um filtro de sedimentos que retém partículas da água encanada.
Posicione a garrafa de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo. Posteriormente, lave a areia e o cascalho em água corrente. Após esse procedimento, adicione, respectivamente, uma camada de areia fina, uma de areia grossa, o cascalho fino e, por fim, o cascalho grosso. O filtro está pronto.
Comece vedando o gargalo da garrafa com o algodão, em seguida, com a tesoura, retire o fundo. Posicione-a de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo. Forre com uma camada de carvão, outra de areia, e, por fim, faça uma camada com as pedrinhas para aquário e está pronto o equipamento!
O filtro de barro funciona com ajuda da ação da gravidade, ou seja, de cima para baixo, uma vez que possui dois compartimentos, o superior e o inferior separados é claro, por uma camada de barro e uma vela, responsável pelo processo de filtração.
Os filtros de barro são produtos mais simples e que funcionam a partir de uma vela central que barra as impurezas. Eles funcionam por gravidade, ou seja, não possuem a pressão da rede ou da caixa d'água, o que deixa o processo de filtragem muito mais lento.
Nesta, deve ser colocado um chumaço de algodão e, acima dele, uma camada do carvão, outra de areia e, por fim, as pedras. Após dispor todos os materiais, encaixar esta parte da garrafa na outra, que servirá como suporte e receptor da água filtrada.
Esta proposta de atividade é indicada para alunos de Ensino Fundamental, podendo ser abordados temas como soluções e doenças causadas pela ingestão de água contaminada. Com os materiais em mãos, seus alunos devem, com uma tesoura sem ponta, dividir a garrafa em dois pedaços, tendo aproximadamente 20cm a parte que compreende o gargalo.
Após esse procedimento, adicione, respectivamente, uma camada de areia fina, uma de areia grossa, o cascalho fino e, por fim, o cascalho grosso. O filtro está pronto. Nesse momento, despeje a água barrenta no filtro caseiro e observe o que acontecerá.
A dica de hoje do canal “Faça Você Mesmo” parece ter saído de um manual de sobrevivência para situações extremas: usando uma garrafa PET, um pouco de areia e algumas pedras, é possível montar um filtro de água, capaz de retirar até mesmo grandes impurezas do líquido. Para montar seu filtro sustentável, você vai precisar de:
O que quer dizer a palavra intensamente?
Quanto tomar de vitamina d por dia?
Com quantas semanas nasce um bebê normal?
Como funciona o jogo de basquete?
Com quantos meses o bebe pode tomar leite de vaca?
O que é percentual de gordura?
Como por em privado a chamada?
Quanto tempo demora para uma gatinha ter filhotes?
A coluna vertebral tem quantas vertebras?