Mas, diferentemente do que ocorre com o músculo humano, nas motos há três diferentes tipos de comandos de válvulas (também chamados de árvores de cames): direto, indireto e o desmodrômico. No direto, o contato do comando vai no tucho e realiza a abertura da válvula. Esse é o sistema mais utilizado pelas fabricantes.
Como o próprio nome diz, o comando de válvulas comanda a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e escapamento. As de admissão são as responsáveis por permitir a entrada da mistura ar/combustível no cilindro (ou câmara de combustão).
Geralmente, cada cilindro do motor possui duas ou quatro válvulas. Nesse caso, em um cilindro com duas válvulas, uma é a de admissão, por onde os gases entram. Após isso, acontece a combustão e, em seguida, esses gases são liberados pela outra válvula, a de escape.
Quando as válvulas de comando estão desreguladas, ou seja, com folga excessiva ou muito apertadas, elas podem causar alguns problemas. Podemos perceber os desajustes através de um simples ruído estranho (semelhante a uma máquina de costura) ou até mesmo, irregularidades na marcha lenta.
Atualmente a Cabeça do motor é a parte superior da câmara de combustão e onde se localizam as velas e as válvulas de admissão e escape. Entre cabeçote e bloco está a junta de cabeçote.
O comando de válvulas “bravo” tem a função de manter a válvula de admissão aberta por mais tempo permitindo que uma maior massa de mistura ar/combustível seja admitida pelo motor.
O comando mexe com a potencia da moto, ou seja, com a facilidade que o motor terá de empurrar a moto. Se uma moto original chega a 150km/h essa mesma moto com comando preparado chegará nos mesmos 150km/h, mas chegará com mais facilidade. As arrancadas serão mais fortes por consequencia.
Dependendo do modelo do carro, o comando de válvulas pode estar localizado em pontos diferentes. Em alguns motores, há a possibilidade de existirem duas árvores de comando, localizadas no cabeçote do motor. Nesses modelos, uma das árvores de comando fica nas válvulas de admissão e a outra, nas válvulas de escape.
Quando ocorre o desgaste prematuro recomenda-se substituir o conjunto (eixo de comando, tuchos e balancins), pois todas as peças podem estar afetadas. Outro fator para se perceber é o barulho na parte superior do motor, quando notar perdas substanciais de rendimento e anormalidade na marcha lenta.
Como ligar tela LCD no Arduino?
Por que não consigo jogar Naruto online?
Quando podar lágrima-de-cristo?
Como limitar o número de células no Excel?
Pode pintar calha galvanizada?
Quem amaldiçoou o povo de Deus?
Como visualizar ponto no AutoCAD?
Qual a forma de exercício do poder constituinte?
O que é bom para limpar aliança banhada a ouro?
Como se dá a comunicação entre as células?
Como são ocasionados Os fluxos de pessoas?
Como desafogar gerador à gasolina?
O que colocar no vaso para plantar orquídea?