O braço mecânico faz a varredura de uma área e quando o sensor localiza o objeto manda um sinal que é interpretado pelo microcontrolador indicando a distância exata do objeto. A garra é acionada e captura o objeto. É um típico controle de malha fechada.
O braço robótico é adequado, principalmente, para aplicações de embalagens em várias áreas, tais como alimentos, produtos farmacêuticos, energia fotovoltaica e cosméticos com capacidade de realizar operações de até 200 picks por minuto.
O braço mecânico funciona da seguinte forma: sensores colocados no braço, antebraço e punho do operador captam as variações feitas durante o movimento do usuário (ver vídeo acima).
No mercado, prótese mecânica de braço chega a custar R$ 200 mil. Um braço robótico de baixo custo e que funciona a partir de comando cerebral foi criado por Vítor Hazin, de 22 anos, estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Desde no ambiente educacional até nas grandes fábricas e montadoras, o equipamento é capaz de realizar movimentos simples, porém extremamente importantes, como mover objetos, escrever, manipular pequenas peças com precisão ou mesmo fazer impressões 3D, por exemplo.
Um braço robótico é um dispositivo programável cujas funções e comportamentos principais se assemelham aos de um braço humano. As diferentes partes que compõem o robô são unidas e conectadas entre si para que ele execute movimentos de rotação e translação.
A estrutura mecânica do protótipo foi desenvolvida utilizando chapas de compensado. Com relação à parte hidráulica, as seringas foram fixadas nas articulações do braço através de um suporte metálico e interconectadas através de mangueiras.
Passe cola branca embaixo da caixa de Sucrilhos, e em cima da caixa de tamanho médio (12cmX8cm) que será usada para a cabeça.
Por outro lado, caso você prefira opções nacionais, é possível encontrar modelos de braços robóticos mais acessíveis no mercado brasileiro. Há uma série de opções de estruturas feitas à base com MDF que, com a ajudinha de uma placa de Arduino, podem ser programadas e ajudar a treinar um pouquinho de robótica enquanto você se diverte!
Para você construir esse Braço Robotico inédito, sugiro ter em mãos os seguintes materiais: 1 x Fita adesiva ou fita isolante para segurar os palitos e impedir de trincarem quando forem furados; 2 x Engrenagens (as que utilizo é um par retirado de uma impressora velha onde ambas possuem diâmetro de 1,5cm);
Outro grande diferencial é que essa tecnologia pode ser controlada de tantas maneiras que é possível adaptá-la aos objetivos finais de um projeto específico com facilidade. Seja por voz, pelo celular ou mesmo por movimentos e gestos, o braço robótico demonstra uma grande capacidade de se integrar ainda mais em nosso cotidiano.
Seja por voz, pelo celular ou mesmo por movimentos e gestos, o braço robótico demonstra uma grande capacidade de se integrar ainda mais em nosso cotidiano. De que maneira essa tecnologia impacta o nosso cotidiano?
Como fazer uma marca d'água nas fotos?
Como o pedagogo pode ajudar no conhecimento da saúde escolar?
O que pingar no ouvido de Gato?
Como um pedestre deve se comportar no trânsito?
Como se posicionar as peças no tabuleiro de xadrez?
Qual trabalho do pedagogo no sistema prisional?
Qual a posição do Picote no momento da interpretação radiográfica?
Como fazer uma formação continuada para professores?
Como posicionar a câmera para gravar um vídeo?
O que fazer quando a base fica laranja?
Como o peixe baiacu se defende dos predadores?
O que pode causar a colisão misteriosa?
Quais são os tipos de hidrocarbonetos?
Como fazer um passivo ambiental?
O que colocar nos nichos no quarto?
Qual a função do pedagogo em relação ao processo de alfabetização e letramento?
Como negociar dívida com a Faculdade Estácio?