Um alongamento causa mudanças dentro do músculo, a sobreposição dos miofilamentos finos e grossos diminui, quando isso acontece as fibras musculares atingem uma posição de repouso máximo, melhorando o desempenho e diminuindo as chances de lesão. Para executar um alongamento correto é necessário aquecer o músculo antes.
O que é alongamento? É um conjunto de exercícios físicos que focam na preservação e aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular. A prática de exercícios de alongamento aumenta o comprimento das fibras musculares.
Alongamento muscular é uma técnica que permite um estiramento das fibras musculares aumentando ou mantendo o comprimento destas estruturas. Através do aumento da extensibilidade músculotendínea e do tecido conjuntivo periarticular, o alongamento contribui para a melhora ou manutenção da mobilidade articular.
O alongamento é uma prática é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.
Cuidados ao realizar o alongamento:
Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.
Confira os benefícios dos alongamentos
Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões.
FNP é uma forma avançada de alongamento que permite segmentar um grupo muscular específico e alongá-lo e fortalecê-lo ao mesmo tempo. Ele envolve 3 métodos diferentes, CR, CA e CRCA. O CRCA é uma combinação dos outros dois, e tem o efeito mais positivo no desempenho atlético.
O alongamento estático é uma boa alternativa para dar início à reabilitação dos músculos após uma lesão. Facilitação neuromuscular proprioceptiva. Ao utilizar essa técnica, realiza-se o alongamento de uma maneira passiva, ou seja, com o auxílio de outra pessoa, que vai segurar o membro alongado por 30 segundos em determinada posição.
Alongamentos dinâmicos devem ser realizados após um período inicial de aquecimento, feito a partir de movimentos curtos e deslocamentos pelo solo. Esse é o tipo mais comum de alongamento, feito quando os músculos são esticados e você permanece numa posição estática.
Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária. Mas, mesmo assim, muitas pessoas acabam por não fazer os alongamentos na frequência e na forma que deveriam, o que pode acarretar problemas maiores no futuro.
Quais as vantagens das células-tronco?
Quais são as causas dos movimentos migratórios?
Quais são os possíveis restos de uma divisão não exata por 5?
Como fazer uma notificação de cancelamento?
Quando surgiu a educação física por que *?
Qual é o objetivo da igreja evangélica?
Quanto tempo antes posso marcar assento na Gol?
Qual a diferença de independência financeira e liberdade financeira?
Estou tremendo muito o que faço?
Pode deixar o gato dormir no quintal?
O que significa a palavra utilizada?
Como fazer um planejamento da sua vida?
Como saber se o fone e de qualidade?
Como saber o fenótipo de uma pessoa?