O Algoritmo Round-robin (RR) é um dos algoritmos mais simples de agendamento de processos em um sistema operacional, que atribui frações de tempo para cada processo em partes iguais e de forma circular, manipulando todos os processos sem prioridades.
Exemplo: Se o quantum é 100 milisegundos e a tarefa leva 250 milisegundos para completar, o agendamento round-robin suspenderá a tarefa após os primeiros 100 milisegundos e dara a outra tarefa da fila, o mesmo tempo. Essa tarefa sera executada portanto após 3 agendamentos a saber (1 ms + 50 ms).
O escalonador mantém uma lista de processos executáveis (que estão prontos) e quando o quantum termina sem o processo terminar, o mesmo é colocado no fim dessa lista. O escalonador sempre seleciona o primeiro processo dessa lista para execução.
Round-Robin Quando o processo esgota seu quantum, é interrompido e colocado no fim da fila de ready.
Escalonamento preemptivo: o sistema operacional pode interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de pronto, com o objetivo de alocar outro processo na UCP com prioridade maior do que o anterior.
Muito utilizado em torneios amadores, o round robin é um formato de montagem de chaves, onde cada jogador faz no mínimo duas partidas no torneio. Os atletas são divididos em grupos para jogarem entre si.
turnaround que é o tempo transcorrido desde o momento em que o software entra e o instante em que termina sua execução; ... tempo de espera: soma dos períodos em que o processo estava no seu estado pronto.
O escalonamento de processos ou agendador de tarefas (em inglês scheduling) é uma atividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de um sistema distribuído, possibilitando executar os processos mais viáveis e concorrentes, priorizando determinados tipos de processos, como os de I/O Bound e os CPU ...
Há vários critérios para comparar algoritmos de escalonamento: Utilização da CPU: maximizar a utilização da CPU. Deve variar entre 40% e 90% em sistemas de tempo real. Um critério de maximização.
No escalonamento preemptivo, o sistema operacional pode interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de pronto, com o objetivo de alocar outro processo na UCP. No escalonamento não-preemptivo, quando um processo está em execução, nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador.
Quanto custa o jogo Dia de Sorte?
Qual o objetivo da implantação do Programa Hiperdia?
Porque os russos sentem falta da URSS?
Como jogar o jogo da velha com copos de drink?
Como imobilizar pata traseira do cachorro?
Como é contado o tempo no espaço?
Como dar leite materno e leite de fórmula?
Porque o ensino religioso é importante?
Como implantar o PBQP-h nas empresas de construção?
Como jogar Perguntados com Alexa?
Como o erro é visto na perspectiva atual do ensino de matemática?
Como implantar o setor de Recursos Humanos em uma empresa?
Qual a importância de se evitar a disseminação artificial de plantas daninhas?
Como impermeabilizar um lago de peixes?